O que é o e-Commerce e quais as vantagens para o empreendedor?

Com o crescente avanço da internet no mundo do empreendedorismo, o comércio tem vindo a sofrer diversas alterações. Nesse sentido, o e-commerce há já algum tempo que já deixou de ser uma mera especulação sobre o futuro, sendo atualmente uma realidade bastante presente nos negócios de sucesso.
O e-commerce, mais conhecido por comércio eletrónico, tem crescido de forma vertiginosa graças aos processos interativos que a internet proporciona.
E atualmente vários bens e serviços já são comercializados através do ambiente virtual, como por exemplo, casas, automóveis, roupa, compras em hipermercados, etc.
O e-commerce é hoje o reflexo de uma sociedade que está conectada e prioriza aspetos como agilidade e praticidade, oferecendo diversas vantagens e facilidades, tanto para clientes, como para os empreendedores.
Conheça alguns:
Custo operacional
Se é empreendedor e vai criar o próprio negócio, vai ter que contar com algumas despesas fixas.
O E-commerce permite que o empreendedor consiga poupar consideravelmente. Isso acontece porque, ao vender pela internet, os seus custos geralmente serão menores relativamente à quantidade de stock, vendedores na rua, equipa reduzida, entre outros fatores.
Facilidades de acesso
Outra enorme vantagem do E-commerce é o fato de que qualquer pessoa, em qualquer lugar poder ter acesso à plataforma de vendas do seu próprio negócio. Se uma pessoa está em casa no telemóvel a ver as novidades do Facebook, pode-se deparar com um anúncio e realizar a compra em poucos minutos.
Verificação de métricas
Os resultados das campanhas de marketing digital podem ser medidos e estudados. Usando plataformas como o Google Analytics ou o próprio Facebook Ads, o empreendedor consegue saber que anúncios geram mais visitas para o site do seu próprio negócio, aqueles que convertem mais e todas as informações necessárias para saber se as estratégias de marketing do seu próprio negócio têm resultados.
Facilidades para o consumidor
Com um custo operacional menor, o E-commerce consegue que o produto final tenha um preço consideravelmente mais baixo. Além disso, a maioria das lojas virtuais trabalham com sistemas que oferecem condições e formas de pagamento muito atrativas para o mercado.
Poder de alcance
O poder de alcance do seu próprio negócio é limitado. No entanto, com o E-commerce pode alcançar consumidores do mundo inteiro. Em vez de vender apenas para a sua cidade, com a utilização do comércio eletrónico, o empreendedor não terá restrições geográficas.
Prazo de construção do negócio
Quando queremos criar o próprio negócio, queremos pra ontem. O problema é que, em negócios físicos, existem questões burocráticas, reformas a serem feitas, empréstimos, compras de móveis, obras e uma série de burocracias que atrasam o processo.
Os empreendedores que apostam no E-commerce conseguem criar o próprio negócio em poucas semanas. Basta ter um computador com acesso à internet e uma estratégia bem definida para dar seus primeiros passos no mundo digital.