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10 Dicas para poupar na empresa

De forma a potenciar o seu negócio de sucesso e otimizar custos dentro da sua empresa importante perceber como é que pode reduzir. É nesta altura que surge a oportunidade perfeita para reavaliar se todos os gastos do seu negócio de sucesso estão a ser geridos da forma mais eficaz. A verdade é que uma gestão mais dispendiosa não é, de todo, sinónimo de maior sucesso e pode até ditar a falência das empresas.

Serviços imprescindíveis, tais como consultoria, contabilidade, revisão oficial de contas, construção e manutenção de ‘sites’, gestão de redes sociais, ‘software’ de faturação e gestão empresarial, comunicação e marketing, implicam custos elevados que irão pesar no orçamento e até pôr em risco o seu equilíbrio financeiro.

Para evitar este cenário, os negócios de sucesso devem adotar uma estratégia que promova a procura constante de pequenas poupanças. Com um bom plano de redução de custos, a poupança empresarial pode mesmo variar entre 25 e 35% dos custos gerais.

No artigo de hoje, mostramos-lhe 10 dicas para racionalizar os custos de funcionamento no dia-a-dia da sua organização:

  1. Adote uma estrutura de custos flexível

Quanto mais flexível for a estrutura de custos, mais sustentável é o seu negócio de sucesso e a tesouraria das empresas. Nomeadamente no que diz respeito aos gastos com os funcionários, por exemplo, devem ser contratadas pessoas que sejam essenciais para a parte operacional da empresa. Dependendo da dimensão das empresas, todas as restantes áreas devem ter custos flexíveis com o recurso ao outsourcing dessas mesmas funções ou tarefas.

  1. Aposte em estratégias alternativas de publicidade e marketing

Se o seu orçamento publicitário é modesto e não prevê investimentos em grandes ações promocionais, uma das estratégias possíveis passa por marcar presença em eventos de grande dimensão organizados por marcas parceiras.

Da mesma forma, aposte numa presença sólida do seu negócio de sucesso nas redes sociais, promova a publicidade boca-a-boca, transformando os clientes em embaixadores da marca; fortaleça a sua marca a nível local, na comunidade em que a empresa está envolvida; promova atividades externas, como passeios pedestres ou de bicicleta onde a marca pode estar visível, e faça campanhas de marketing por e-mail.

  1. Avalie os benefícios fiscais aplicáveis ao seu negócio

A legislação fiscal prevê diversos benefícios que podem representar poupanças significativas para os negócios. A realização de um diagnóstico regular e eficiente com vista a uma otimização fiscal destas oportunidades é essencial para garantir a rentabilidade dos negócios de sucesso. Atualmente, a lei prevê incentivos à contratação de jovens ou desempregados, benefícios fiscais relacionados com investimento em ativos produtivos ou com o reinvestimento de lucros, benefícios fiscais à capitalização de empresas ou relativos à reabilitação de imóveis.

  1. Incentive os colaboradores a desenvolverem projetos internos

Como empreendedor que é, imagine que pretende desenvolver um projeto na sua empresa, mas é demasiado dispendioso subcontratar serviços especializados para o desenvolver. Em alternativa, poderá desafiar os seus colaboradores a apresentarem propostas a nível interno para o desenvolvimento dessa tarefa específica. Mais do que uma forma de cortar custos, esta promoção de empreendorismo corporativo tem como objetivo aumentar a motivação das pessoas e favorecer o alcance de resultados positivos, concretos e mensuráveis na produtividade e na inovação.

  1. Invista em programas de retenção de colaboradores

Atrair e reter os colaboradores é o maior desafio das empresas, uma vez que a retenção de um colaborador custa menos do que a contratação de um novo. A sua substituição envolve custos de contratação, inerentes ao tempo gasto em recrutamento e seleção, custos de onboarding, referentes ao treino dos novos colaboradores e, custos emocionais, devido à saída do colaborador e respetivo impacto no resto da equipa. Construa um diferencial competitivo, crie um ambiente que incentive o colaborador a ficar, uma vez que é uma medida vital para os negócios de sucesso.

  1. Utilize programas informáticos gratuitos

Para reduzir custos e evitar fazer um grande investimento em licenças de utilização, os softwares de uso livre que estão disponíveis de forma gratuita na internet podem ser uma boa opção. Um dos mais conhecidos é o Open Office, que inclui um editor de texto e também um editor de dados numéricos, entre outras ferramentas ligadas à produtividade. Além disso existem também antivírus, editores de imagem ou sistemas operativos, todos em regime de ‘freeware’ que pode utilizar na gestão do seu negócio de sucesso para reduzir os custos com ‘software’ informático.

  1. Negocie com a segurança no trabalho

As empresas devem zelar, de forma continuada e permanente, pelo exercício da atividade em condições de segurança e de saúde para o trabalhador tendo em conta os princípios gerais de prevenção que estão descritas na lei do trabalho. Se o seu negócio de sucesso tiver um registo zero de acidentes de trabalho num determinado período de tempo, tem uma forte possibilidade de negociar com a companhia de seguros para reduzir o prémio anual de seguro de acidentes de trabalho.

  1. Reduza o consumo de energia e outros gastos gerais

Uma das faturas mais pesadas que os negócios de sucesso enfrentam é precisamente o gasto com eletricidade. Para evitar desperdícios de energia, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) sugere uma aposta em soluções alternativas como o uso de lâmpadas fluorescentes em vez de incandescentes, equipamentos com uma elevada eficiência energética, desligar os carregadores de telemóveis, computadores portáteis e ‘tablets’, optar por estores que permitam manter uma temperatura amena e evitar custos excessivos com ar condicionado ou aquecedores. É possível também cortar nos elevados gastos com deslocações e viagens de negócio com a promoção de reuniões em teleconferência, por exemplo.

  1. Avaliação dos seus fornecedores

Garantir sempre que obtém, de cada um dos seus fornecedores, o serviço com a quantidade e qualidade que deseja e necessita. Um negócio de sucesso deve sempre rever contratos, preços e produtos com os seus fornecedores.

  1. Faça uma revisão ao seu plano de financiamento

Por fim, tente perceber se está a usufruir dos produtos e serviços bancários mais adequados ao seu negócio e com os preços mais competitivos. Verifique os detalhes dos contratos de crédito, nomeadamente no que diz respeito a taxas e comissões. Procure alternativas ao financiamento tradicional, como o capital de risco, os ‘business angels’ ou mesmo o mercado de capitais. Privilegie o ‘leasing’ à compra de equipamento, como material de escritório, sistemas informáticos, mobiliário, frota automóvel, entre outros.

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