Incentivos Financeiros
Conheça os diferentes incentivos e programas de apoio à criação do próprio emprego
Incentivos Financeiros
Portugal é um País repleto de oportunidades de negócio e caraterizado pelo seu espírito empreendedor e por pessoas com espírito empresarial. O processo de criação do próprio negócio ou aposta no próprio emprego poderá requerer o auxílio a incentivos financeiros que apostam no movimento empreendedor dos portugueses.
Agora que tem a sua ideia de negócio consolidada e que investir num negócio de franchising se revela a oportunidade de negócio de sucesso mais aliciante, poderá encontrar no nosso Portal de Franchising e Oportunidades uma apresentação dos diferentes incentivos financeiros aos quais poderá ter acesso assim como programas de apoio à criação do próprio emprego.
Estaremos disponíveis para o aconselhar e dar mais esclarecimentos sobre a oportunidade de incentivo financeiro que melhor se enquadra com a sua situação profissional.
MicroInvest
O MicroInvest é um empréstimo destinado ao desenvolvimento de pequenas empresas, com fins lucrativos, independentemente da forma jurídica, promovendo a criação dos próprios negócios e a aposta no próprio emprego.
Este tipo de incentivo financeiro destina-se a:
- Pessoas desempregadas involuntariamente inscritas no Centro de Emprego;
- Pessoas desempregadas voluntariamente no Centro de Emprego há mais de 9 meses;
- Jovens que se encontram à procura do 1º emprego;
- Trabalhadores independentes com rendimentos inferiores ao salário mínimo no último ano.
As condições para poder obter este tipo de incentivo financeiro são:
- Ser empreendedor;
- Ter uma ideia de negócio;
- Não ter incidentes bancários a decorrer;
- Não ter dívidas à Segurança Social e Finanças;
- Pretender realizar o investimento na criação de um negócio próprio.
O enquadramento legal do MicroInvest pode ser consultado na Portaria n.º 985/2009, de 4 de Setembro, com a redação dada pela Portaria n.º 58/2011, de 28 de Janeiro e pela Portaria n.º 95/2012, de 4 de Abril.
O Invest+ é um empréstimo destinado ao desenvolvimento de negócios próprios, com fins lucrativos, promovendo o empreendedorismo, a criação da própria empresa independentemente da forma jurídica e aposta no próprio emprego.
Este incentivo financeiro destina-se a:
- Pessoas em situação de desemprego involuntário e que estejam inscritas no Centro de Emprego;
- Pessoas em situação de desemprego voluntário inscritas no Centro de Emprego há mais de 9 meses;
- Jovens à procura do 1º emprego;
- Trabalhadores independentes com rendimentos inferiores ao salário mínimo no último ano.
Para que possa estar elegível ao presente incentivo financeiro, Invest+, deverá reunir as seguintes condições:
- Ter uma visão empreendedora e ser empreendedor;
- Ter uma ideia de negócio estabelecida;
- Não ter incidentes bancários a decorrer;
- Não ter dívidas à Segurança Social e às Finanças;
- O Incentivo Financeiro Invest+ terá que se destinar à criação do próprio negócio.
Criação do Próprio Emprego
O Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Criação do Próprio Emprego também apresenta o incentivo financeiro “Criação do Próprio Emprego”, este visa dar apoio a projetos que se destinem à criação do próprio emprego.
Este incentivo financeiro destina-se a:
- Pessoas desempregadas que ainda beneficiem das prestações do fundo de desemprego.
Para que possa estar elegível a receber este incentivo financeiro terá de:
- Apresentar um projeto inovador e empreendedor;
- Ter um projeto que vise a criação do próprio emprego dos promotores subsidiados.
O valor das prestações de desemprego poderá ser total ou parcialmente investido, para financiar o projeto apresentado, sendo que poderá ser aplicado a operações associadas ao projeto, como por exemplo realizar o capital social da empresa a constituir.
Por fim, este incentivo financeiro do programa de apoio ao empreendedorismo e à criação do próprio emprego pode ser cumulado com outras modalidades de crédito com garantia e bonificação da taxa de juro, como MicroInvest e Invest+.
O programa Investe Jovem tem como objetivos incentivar o empreendedorismo e promover a criação de emprego e o crescimento económico, apoiando os empreendedores na obtenção de vantagem competitiva sustentável.
O Investe Jovem destina-se a jovens inscritos no Cento de Emprego como desempregados que:
- Tenham idade igual ou superior a 18 anos e inferior a 30 anos;
- Tenham uma visão empreendedora apresentando uma ideia de negócio viável e sustentável;
- Tenham formação adequada ao desenvolvimento da ideia de negócio apresentada.
O programa Portugal 2020 surge como forma de apoiar o empreendedorismo e a criação de novos negócios e empresas. Este incentivo financeiro tem como foco o estímulo da produção de bens e serviços transacionáveis, na internacionalização e no desenvolvimento da economia, tendo por base o Fundo Comunitário que estará em vigor de 2014 a 2020, Portugal 2020.
O acordo de parceria entre Portugal e a Comissão Europeia levou à criação de um programa de apoio ao empreendedorismo em Portugal que visa desenvolver a economia em Portugal, estimular o crescimento do País e a criação de Emprego, através de incentivos financeiros que envolvem a atuação dos Fundos Europeus Estruturais e de investimento (FEDER, Fundo de Coesão, FSE, FEADER e FEAMP).
O programa de incentivos financeiros Portugal 2020 tem os seus objetivos alinhados com a Estratégia Europeia 2020 visando o Crescimento Sustentável, Inteligente e Inclusivo de um negócio empreendedor.
O programa Portugal 2020 tem em conta 4 Programas Operacionais sob os quais orienta a sua intervenção de financiamento. Desta forma, a criação de oportunidade de negócio deverá ter em atenção pelo menos um destes programas operacionais:
- Competitividade e Internacionalização – o programa Portugal 2020 visa a criação de valor nos serviços e/ou produtos que o seu negócio disponibiliza e como tal gerar vantagem competitiva sustentável;
- Capital Humano – estando o capital humano e a qualidade de formação do mesmo relacionados positivamente com o aumento de vantagem competitiva sustentável, o programa Portugal 2020 visa promover a empregabilidade;
- Inclusão Social e o Emprego – a criação de emprego, seja através da criação de um negócio ou numa aposta na criação do próprio emprego, é um dos objetivos principais do programa de incentivo Portugal 202, como forma de fazer face às elevadas taxas de desemprego que se verificam na atualidade;
- Sustentabilidade e eficiência no uso dos Recursos – o programa de incentivo financeiro Portugal 2020 promove a criação de negócios que visam a proteção ambiental e prevenção de riscos e adaptação às alterações climáticas, apoiando o desenvolvimento de um modelo de desenvolvimento sustentável com eficiência de uso de recursos.