Motivação Interna vs. Motivação Externa

A motivação é um fator importante, que pode trazer inúmeros benefícios para a sua vida, quer seja a nível pessoal, quer profissional. O que fazem os empreendedores para se manterem motivados?
Descobrir os segredos da motivação pode ser mais fácil do que pensa, basta que esteja realmente disposto a encontrá-la.
Um dos problemas que os psicólogos apontam para a recorrente falta de motivação, até em empreendedores de sucesso, prende-se com os fatores que os levam a estar realmente motivados. A primeira coisa que deve considerar é o motivo ou as causas que o motivam a fazer uma determinada ação.
Se os fatores forem constantemente externos, a opinião de alguém ou um incentivo financeiro, é provável que se mantenha motivado por algum tempo, mas que a sua motivação acabe assim que esses fatores deixem de estar na equação.
Uma fórmula para manter a motivação é encontrar o equilíbrio entre os fatores motivadores externos e internos, uma ótima receita de garantir que pode estar sempre motivado.
- Motivação Interna
A motivação interna é a mais difícil de gerir, mas também é a mais recompensadora e a que pode trazer melhores resultados. O segredo está na motivação interna, nos seus desejos e objetivos. Por algum motivo os empreendedores de sucesso aconselham as pessoas a trabalhar no que realmente gostam, porque este é sem dúvida o melhor incentivo. Trabalhar com paixão proporciona sempre melhores resultados.
- Motivação Externa
A motivação externa irá depender do ambiente onde está inserido e daquilo que o próprio indivíduo valoriza/precisa para se sentir motivado. Recompensas externas, como o dinheiro, bónus, bens materiais ou benefícios são formas bastante comuns de motivação externa no universo das empresas.
A combinação dos dois vai permitir encontrar motivação para todas as suas tarefas. Um dos grandes problemas da motivação externa é que os fatores que o fazem sentir-se motivado podem perder o valor muito rapidamente. A motivação interna pode ser cheia de boas intenções, mas ninguém vive de sonhos apenas. A solução ideal passa por encontrar fatores de motivação externa e interna no desenvolver da sua atividade ou da sua vida profissional.