Como Gerir O Seu Negócio Próprio Enfrentando Problemas Pessoais
Nem todas as questões da vida de um empreendedor podem ser cuidadosamente idealizadas e planeadas – há sempre situações inesperadas que podem condicionar a sua vida pessoal como empreendedor. Seja a necessidade de lidar com um problema de saúde inesperado, um divórcio ou uma morte familiar, uma crise pessoal pode facilmente transpor-se para o campo profissional da sua vida se não for gerida eficazmente.
Apresentamos aqui 4 formas utilizadas por empreendedores de sucesso para gerir eficazmente o seu negócio próprio, enfrentando problemas pessoais.
- Delegue e saiba pedir ajuda.
A maioria dos empreendedores está habituado a ser autónomo no que toca à gestão do seu negócio próprio, mas quando algo problemático surge na sua vida talvez seja o momento de confiar em reforços. Neste caso a existência de uma equipa próxima e dedicada é fundamental para que consiga continuar a gerir o seu negócio próprio. Ter alguém com quem repartir o fardo profissional a que está sujeito irá facilitar a gestão do seu conflito pessoal e torná-lo num empreendedor mais eficiente.
- Seja honesto com os seus clientes.
Caso verifique que não consegue cumprir os seus compromissos profissionais, alerte os seus clientes e parceiros para evitar qualquer tipo de mal entendidos. A maioria dos profissionais com quem se relaciona irá decerto compreender. Reassegure-os da importância que o seu negócio próprio tem para si, mas seja claro sobre o tipo de desempenho que devem esperar.
- Foque-se em solidificar as relações com parceiros e clientes principais.
Mais do que tentar ignorar os seus problemas pessoais e conduzir o seu negócio próprio como se nada o perturbasse, assuma os seus problemas numa base de transparência e foque-se em manter a sua reputação e os clientes que já detém. Ao manter relações fortes com os seus clientes e fornecedores, manterá também a força do seu negócio próprio.
- Aproveite para refletir.
Não há nada como uma tragédia pessoal para por as situações em perspetiva e refletir sobre o que realmente importa para si. Muitos empreendedores de sucesso relatam que foram as experiencias menos positivas, da sua vida pessoal, que reafirmaram o seu amor pelo empreendedorismo e que foi o seu negócio próprio que os ajudou a manter o equilíbrio nesses tempos mais difíceis.