Clientes difíceis? Saiba como gerir a situação

O departamento comercial ou de vendas são os departamentos que mais familiarizados estão com este tipo de situação. No entanto, independentemente do cargo que ocupa é importante saber gerir situações incomodas com clientes.
Mesmo os empreendedores com negócio próprio podem precisar de gerir situações de crítica por parte dos seus clientes. Saiba como pode munir-se, para que o resultado seja sempre o melhor possível.
- Evite reações impulsivas
Esta é uma tarefa árdua, uma vez que as reações impulsivas são praticamente impossíveis de controlar. No entanto, quando o assunto é clientes, é preciso manter a calma e não levar nada do que é dito para o lado pessoal. Lembre-se que a crítica não é contra si, mesmo que acontece no seu negócio próprio. A melhor forma de reagir é deixar o cliente falar até ao fim e mostrar sempre um lado racional, para que ele perceba quem domina a situação.
- Utilize a 1ª pessoa
Quando discordamos do que o outro diz, temos a tendência para apontar dedos ou dirigirmo-nos aos outros como se eles tivessem culpa de algo. Os clientes difíceis vão fazer isso automaticamente, vão dirigir-se a si como se fosse o culpado por todo o seu descontentamento, ainda que possa não ter qualquer culpa. Evite utilizar a mesma estratégia. Em vez de utilizar expressões como “você não entende”, uso “acho que não me fiz entender”.
- Cuidado com as Generalizações
Clientes mais complicados têm tendência para generalizar as suas reclamações. A questão pode estar apenas num único problema, mas o cliente é capaz de dizer que tudo está mal. Aquele cliente pode ser o único a reclamar, mas vai dizer que todos os outros clientes também estão descontentes. A forma mais correta de solucionar a questão é fazer perguntas concretas de forma a evitar a generalizações.
- O resultado final importa
Por mais difícil que seja a situação ou por mais complicado que seja o cliente que está a sua frente, o seu foco deve estar no cliente. A sua maior preocupação é perceber o que o cliente deseja atingir com aquela reclamação. Muitas vezes, o objetivo do cliente pode ser esse mesmo, conseguir destabilizá-lo. Tenha atenção e não deixe que isso aconteça, não deixe que o cliente insista no problema, mas sim na solução. Mostro-lhe o caminho para que seja possível produzirem juntos melhores resultados.
Gerir conflitos com clientes pode não ser tarefa fácil, o melhor para o seu negócio próprio é fidelizá-los. Saiba como através destas 4 Dicas para fidelizar clientes.