4 Formas de Lidar Com O Stress

É frequente associar-se negócios de sucesso e oportunidades de empreendedorismo a situações de stress permanente. No entanto, empreendedores de sucesso são aqueles que tentam minimizar estas situações, gerindo-as eficientemente de forma a criar um ambiente calmo, mas produtivo no seu negócio próprio.
Ao saber como lidar com o stress, os empreendedores tornam-se líderes mais focados, assertivos e positivos na gestão do seu negócio próprio, influenciando também aqueles que os rodeiam.
Atente nas seguintes dicas que poderá aplicar na próxima situação de stress com que se deparar.
- Aceite a situação.
Quanto mais cedo reconhecer a situação de stress e o estado em que se encontra, mais cedo poderá adotar uma estratégia para lidar com essa emoção. Reconhecendo e aceitando a forma como se sente irá conseguir gerir as manifestações desse estado na gestão do seu negócio próprio como um empreendedor de sucesso.
- Não projete o problema para os seus colaboradores.
A maioria das pessoas, em situações de stress, tende a culpabilizar os outros pelo estado em que se encontra ou pelas suas oportunidades de negócio falhadas. Ao refletir sobre a sua própria responsabilidade na situação em questão diminuirá a existência de conflitos entre si e os seus colaboradores, contribuindo para a manutenção de um estado de calma e concordância dentro do seu negócio próprio.
- Evite o negativismo.
Empreendedores de sucesso sabem que, independentemente da situação em que estão, o resultado final desta depende da forma como a encaram. Ao evitar o negativismo conseguirá criar espaço para pensar em novas alternativas e melhores oportunidades de negócio.
- Foque-se no problema e não nos seus responsáveis.
Quando está perante uma situação menos boa no seu negócio próprio é fundamental manter uma atitude crítica, mas objetiva. Empreendedores de sucesso sabem que debater questões sobre as quais não têm qualquer poder para alterar é ineficiente e só criará uma maior situação de stress. Para uma gestão eficaz da situação em que se encontra no seu próprio negócio, foque-se no problema em mãos e não em culpabilizar os responsáveis.