Cuidados a ter na hora de financiar uma franquia

O financiamento é uma boa alternativa para quem pretende adquirir um negócio próprio e não tem capital proprio. No entanto, o empreendedor deve ter em conta alguns aspetos antes de recorrer ao crédito.
Nos dias de hoje, obter crédito pode não ser assim tão simples. Na hora de procurar investimento é importante ter um bom plano de negócios na mão. Como empreendedor, tenha em consideração as taxas a pagar e se as mesmas se enquadram no plano que desenhou para o seu negócio próprio a curto e longo prazo.
O empreendedor tem de fazer as contas e perceber se tem ou não dinheiro para pagar os seus funcionários, ao mesmo tempo que paga uma prestação do empréstimo. Ficam algumas dicas do que deve fazer:
- Seja Pessimista
O financiamento é dos poucos pontos em que o empreendedor deve ter uma atitude pessimista. Preveja todos os cenários e encare sempre o mais pessimista de todos.
- Linha de crédito
Procure linhas de crédito adequadas para si. No casa das franquias, por norma o franqueador tem parcerias com os bancos que oferecem condições especiais para os franqueados.
- Não ultrapasse os 30%
Especialistas em investimento recomendam que os empreendedores não devem procurar empréstimo acima dos 30% do investimento inicial. Quanto mais requisitar ao banco, maior será o valor dos juros a pagar, o que pode acabar por inviabilizar o negócio.
- Esteja consciente
É importante que o empreendedor esteja verdadeiramente consciente das condições de financiamento antes de fechar qualquer tipo de acordo. Fique atento a termos, como prazo de carência e taxas de juro.