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WhatsApp e SMS nas redes de franchising. Como usar?

A comunicação com os franqueados é um dos pontos-chave para o sucesso de uma rede de franchising. Na busca por métodos eficientes de conduzir essa comunicação, as ferramentas mobile podem ser preciosas. Assim, uma boa estratégia no uso do WhatsApp e SMS pode representar um forte diferencial na comunicação utilizada.

A grande vantagem de o seu próprio negócio adotar esse tipo de comunicação é, primeiramente, o impacto e a alta aderência que ela tem vindo a ter em Portugal.

WhatsApp Business como canal de comunicação externa

A versão tradicional da app, lançada em 2009, é a mais conhecida e utilizada pelos usuários. No entanto, para negócios próprios, existe um formato diferenciado do serviço.

O WhatsApp Business foi projetado para que negócios próprios tenham mais facilidade no envio de mensagens automáticas e na segmentação de contactos. Para isso, a plataforma oferece a possibilidade de criação de um perfil que conta com verificação.

Essa versão, de acordo com os próprios desenvolvedores, é direcionada principalmente a proprietários de pequenos negócios próprios. Com ela, é possível estabelecer uma comunicação direta com os clientes.

Realmente, o aplicativo é bastante útil em negócios menores, cuja demanda e alcance são mais restritos. A questão é: redes de franchising, segmentadas por unidades, conseguem aproveitar sua funcionalidade? A resposta é sim, mas com a devida organização e consciência.

Redes iniciantes de franchising, com lojas próximas umas às outras, podem centralizar a sua comunicação com clientes por meio do uso do WhatsApp. O contacto, porém, deve acontecer de forma padronizada e regrada. É imprescindível ter em mãos algumas informações a respeito dos consumidores. Desta forma, o seu negócio próprio pode oferecer um atendimento adequado ao perfil do interessado.

Assim, as mais diversas questões podem ser abordadas pela ferramenta, como:

  • Prestação de serviços, para acompanhamento do processo e contato com o profissional;
  • Informações rápidas a respeito de produtos e serviços;
  • Envio de promoções e facilidades à lista de clientes;
  • Primeiros contactos com candidatos a franqueados e novos fornecedores;
  • Questões pontuais (elaboração de novas campanhas e eventos do seu negócio próprio).

Se a ideia é apenas transmitir informações entre a rede de franchising, o envio de SMS pode ser a melhor maneira. Há tecnologias no mercado que permitem a automação de disparos de SMS, o que permite programar notificações e lembretes automáticos, além de enviar uma mensagem para um alto número de contactos de uma única vez.

Se tivermos em conta a facilidade de acesso em qualquer lugar e a qualquer momento, o uso de SMS pode ser um excelente recurso para que as franqueadoras falem mais diretamente com os seus franqueados. Alertas, lembretes e notificações importantes que ficam esquecidas no e-mail, por exemplo, dificilmente serão perdidos no telemóvel.

Por outro lado, para abrir um canal de conversa entre a rede de franchising e esclarecimento de dúvidas, o WhastApp é um recurso mais apropriado. E nesse caso, tal como já referimos em cima, o próprio aplicativo apresenta uma versão direcionada ao uso empresarial, o WhatsApp Business.

Por isso, a atuação dos profissionais de comunicação deve ser uma realidade nas redes de franchising e é importante que o empreendedor tenha tempo e disposição para se dedicar à elaboração das mensagens enviadas via WhatsApp e SMS.

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