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Será que o conceito de franchising que vou abrir terá sucesso na região onde vou estar localizado?

Se já decidiu que quer ser franqueado e está à procura de um conceito que seja do seu interesse, é importante perceber se funciona ou não na zona onde pretende levar a cabo a implementação da nova unidade de franchising.

Nesse sentido, tendo em conta que existe uma vasta possibilidade de áreas de negócios para trabalhar, o empreendedor deverá efetuar, sempre, uma análise do seu mercado local, para o ajudar a decidir qual o setor onde deverá investir.

Pois por vezes, o que acontece é que os empreendedores, com a emoção de criar o próprio negócio, tendem a desvalorizar o mercado onde vão atuar. E isso não pode acontecer, pois o local onde se vai proceder à abertura de um negócio de franchising, por vezes, é mais importante do que o próprio conceito.

Assim, o empreendedor deve fazer previamente um estudo de mercado que será sempre o seu ponto de partida, antes de se decidir pelo tipo de negócio mais indicado. No estudo de mercado, o futuro franqueado vai definir as lacunas que existem, os produtos ou serviços apropriados, ao preço e qualidade adequada, de forma a satisfazer as necessidades daquela população.

E como fazer esse estudo de mercado?

O estudo da localização é um fator primordial pois todos os locais têm um perfil diferente em termos de zona, potenciais clientes, nível de concorrência e oportunidades de negócio.

Esta análise visa minorar os riscos, uma vez que os negócios próprios não se deslocam com facilidade e, quando o fazem, normalmente, comportam custos elevados, por isso este tipo de erros deve ser evitado.

O empreendedor pode fazer essa análise por comparação com os dados demográficos das zonas onde já estão instaladas algumas unidades de franchising com sucesso.

Por outro lado, é fundamental que o empreendedor dê especial atenção à população da região em causa, bem como a distribuição desta por grupos etários e estratos sociais, poder de compra, atividade, etc.

A concorrência também deve ser analisada. O empreendedor pode começar por assinalar num mapa, todos os negócios concorrentes na sua zona de influência e as possíveis localizações da sua franquia.

A partir daqui e tendo já definido a população local, o empreendedor estará em condições de determinar se existe ou não demasiada concorrência que já dê resposta às necessidades dos consumidores.

Se chegar à conclusão que a oferta é mais do que suficiente, então deverá refazer a análise noutro sector, estando agora em condições de definir qual o tipo de franchising a investir e que gamas de produtos quer vender ou que serviços prestar. ~

De seguida, deve fazer uma seleção das oportunidades de franchising que melhor se adequam às necessidades do seu mercado e, finalmente, avançar para a criação do seu próprio negócio.

 

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