Franchising e Oportunidades - Consultoria Franchising

UNU

Franchising Imobiliária

Urban Obras

Franchising em Obras e
Remodelações

House Shine

Franchising em Limpezas Domésticas

ALLCAN

Franchising de Coaching & Training

Guard Clean

Franchising para Técnicos em Limpeza

UNU

Franchising em Imobiliária

Branquia

Franchising de Limpeza Comercial

House Shine

Franchising em Limpezas Domésticas

Sabe qual é a diferença entre franquia e licenciamento?

Existem várias formas de se criar um empreendimento. O empreendedor pode criar o seu próprio negócio do zero, ou então pode apoiar-se na experiência de quem já abriu um negócio, por exemplo.

A criação do próprio negócio a partir de uma marca conhecida no mercado não acarreta tantos riscos, tornando-se, por isso, bastante mais atrativo e vantajoso para os empreendedores que decidem aventurar-se no mundo do empreendedorismo.

Nesse sentido, cada vez existe uma maior aposta em redes de franchising e licenciamento pois, tal como já dissemos, são modelos de negócios que costumam oferecer mais segurança a empreendedores.

Mas apesar de ambos possibilitarem a comercialização de produtos ou serviços a partir de uma marca reconhecida, eles também têm as suas diferenças e particularidades.

Sabe quais são?

No artigo de hoje, vamos mostrar-lhe as diferenças entre franquia e licenciamento, de forma a escolher a melhor opção para si.

Segundo especialistas, a escolha entre escolher por abrir uma franquia ou licenciamento costuma depender do tipo de negócio e da ousadia do empreendedor.

Na franquia, compra-se um sistema de gestão completo. O franqueador ensina passo a passo como o franqueado deve criar o seu próprio negócio e o franqueado tem que seguir todos os padrões estabelecidos pela rede de franchising. Desde o projeto arquitetónico, passando pelo ‘lay out’ do espaço, até à forma de gestão do próprio negócio.

Funciona como uma reprodução de um negócio já existente: oferece o mesmo tipo de produto ou serviço, assim como o mesmo conceito e imagem da marca, porém, noutras localidades.

Quando abre uma franquia, o franqueado investe na criação de negócio próprio associado a uma marca consolidada, que tem um know-how de gestão, que tem fornecedores previamente selecionados, um projeto arquitetónico definido, ou seja, dentro do sistema de franchising, o franqueado compra know-how, experiência, formação, padrão e supervisão”.

Outra das vantagens é que, quando surgem dúvidas ou problemas, o empreendedor tem a segurança de poder recorrer ao master franqueado e contar com o apoio dos consultores de campo.

Por outro lado, se o empreendedor optar pelo modelo de licenciamento, compra apenas o direito de usar uma marca e vender serviços e produtos indicados pelo licenciador.

No fundo, licenciamento é o direito de comercialização de um produto sob uma marca específica, então o licenciador concede ao licenciado o direito de comercialização de um produto sob aquela marca, só que a gestão do negócio é independente. Geralmente, o licenciamento é mais barato, dá mais liberdade, mas o risco é maior.

Os especialistas dizem mesmo que trabalhar com produtos licenciados não é vender, mas oferecer a emoção que as marcas ou personagens representam para as pessoas.

Na criação do próprio emprego, o risco entre abrir uma franquia de sucesso ou licenciamento vai depender sempre do perfil e do conhecimento do empreendedor.

Se o empreendedor já tiver conhecimento do mercado em que quer investir, da marca e do produto, o risco do licenciamento é pequeno. Se ele tiver total desconhecimento do produto, da marca e do mercado, ao optar pelo licenciamento, o risco é maior, pois vai ter que aprender tudo sozinho. Ou seja, o empreendedor de licenciamento é aquele que já tem um negócio de sucesso consolidado. Como por exemplo alguém que tem uma loja de roupas conhecida na sua cidade, e vai licenciar uma nova marca, pois isso irá aumentar a variedade de produtos na sua loja.

Por outro lado, quem não tem conhecimento, credibilidade e histórico no segmento que vai trabalhar, deve escolher uma franquia, que oferece todo o seu know-how e não apenas o produto acordado. Claro que, com isso, o investimento inicial é maior e as tomadas de decisão pelo próprio empreendedor são menos frequentes, no entanto, o empreendedor terá mais suporte, formação e acompanhamento de uma marca já consolidada no mercado.

Descubra a oportunidade que mais se adequa a si.
Fale connosco!

Peça hoje mais informações!

Nome*
Email*
Franchising de Interesse
Telefone*
Localidade*