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Sabe o que são Buyer Personas?

A importância do marketing digital para os negócios de sucesso é de tal forma grande que são poucos aqueles que, atualmente, não apostam fortemente nesta ferramenta.

O marketing tradicional tem vindo a perder terreno e mostra-se bastante ineficiente, quando comparado com o digital.

Logo, é imperativo para qualquer negócio próprio marcar presença no ambiente virtual, devendo ser esta uma das principais prioridades dos empreendedores quando se trata do crescimento e posicionamento de mercado.

Porém, para que o marketing digital atinja os objetivos desejados, é necessário que o empreendedor desenvolva uma estratégia tendo como alicerces os pilares básicos do marketing tradicional: qual o público-alvo, a mensagem que o negócio próprio pretende passar, quais os meios de comunicação que podem ser utilizados para tal e qual a necessidade do público.

No entanto, existe outra ferramenta extremamente valioso e útil à disposição dos empreendedores que pretendem realizar este planeamento de maneira eficiente que é a criação da buyer personas.

Mas o que são buyer personas?

Buyer persona (persona) é um perfil semifictício que representa o cliente ideal de determinado negócio próprio, sendo a base de toda a estratégia de marketing digital. Diferente do público-alvo que é abrangente, a persona apresenta detalhes específicos baseados em clientes reais, que permitem ao empreendedor aceder ao perfil ideal de um consumidor.

Ou seja, para que um negócio próprio consiga alcançar novos leads e revertê-los em futuros clientes, é essencial que saiba como apanhá-los. E, para isso, o empreendedor tem de saber com o que está a lidar. E aí é que entram os buyer personas. Eles são um tipo de modelo, de guia, para os profissionais da empresa e visam combater a ineficácia da estratégia de atender a um público-alvo amplo e variado.

Assim, as buyer personas permitem que o seu próprio negócio consiga otimizar, segmentar e definir quem é esse público, o que ele faz e do quê que ele gosta. Ao contrário do público-alvo que é composto por um segmento da sociedade que tem características em comum, como faixa etária, sexo ou poder aquisitivo sendo uma representação ampla dos clientes que você tem ou pretende ter.

E a perceção dos reais interesses do público alvo do seu próprio negócio são vários: conteúdo direcional, pois a comunicação é específica e criação da solução para as necessidades do seu público, definindo procurar formas práticas de solucioná-las.

A partir das descobertas feitas pela buyer persona, o empreendedor saberá como atrair o seu potencial cliente, tendo maiores chances de obter resultados positivos

No entanto, a buyer persona é baseada em dados reais sobre comportamentos, combinados com características demográficas dos seus clientes. Também leva em consideração informações sobre as suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Ou seja, para o empreendedor criá-la não deve deduzir as informações, mas sim utilizar dados concretos, obtidos a partir de estudos e pesquisas, tais como email marketing, pop ups e formulários.

Com certeza já percebeu a importância desta ferramenta indispensável para toda e qualquer estratégia de sucesso do seu próprio negócio. A criação da sua persona é o alicerce para o marketing digital que implementar na sua empresa. Pensar numa estratégia para definir a buyer persona do seu próprio negócio vai ajudá-lo s comunicar melhor com o seu público alvo.

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