Franchising e Oportunidades - Consultoria Franchising

UNU

Franchising Imobiliária

Urban Obras

Franchising em Obras e
Remodelações

House Shine

Franchising em Limpezas Domésticas

ALLCAN

Franchising de Coaching & Training

Guard Clean

Franchising para Técnicos em Limpeza

UNU

Franchising em Imobiliária

Branquia

Franchising de Limpeza Comercial

House Shine

Franchising em Limpezas Domésticas

Regras de etiqueta no trabalho para seguir

Manter e cumprir as regras de etiqueta no ambiente do seu próprio negócio ajudam a manter uma boa relação entre todos. E mesmo que o ambiente de trabalho seja um lugar sério, é possível transformá-lo num local agradável para se trabalhar.

Os colaboradores do seu próprio negócio constroem relações duradouras, que muitas vezes são levadas para fora do seu próprio negócio. No entanto, o convívio dentro dele necessita de algumas regras, que devem ser seguidas com o propósito de manter o ambiente aprazível para todos.

Como existem muitas regras não escritas ou verbalizadas no local de trabalho do seu próprio negócio, de seguida ficam algumas regras de como se comportar com os seus colegas de trabalho.

Prestar atenção à forma como apresentamos o nosso nome e o nome dos outros

Quando o empreendedor se apresenta a outras pessoas no contexto de trabalho dee, antes de tudo, ser coerente. Não se apresente com o seu nome completo, mas também não diga só o nome próprio.

O primeiro nome e o último deverão identificar o empreendedor perante os colegas, superiores, fornecedores e clientes. Evite nomes ou apelidos difíceis de pronunciar e, se no seu próprio negócio for valorizado o título profissional (Doutor, Engenheiro, Arquiteto), use-o, mesmo que não concorde.

As pessoas muitas vezes formam impressões sobre os outros numa questão de segundos, por isso é importante que o empreendedor garanta que se apresente de forma profissional, e, mais uma vez, coerente. Se receber alguém enquanto está sentado, levante-se.

O empreendedor deve estar consciente e atento à sua linguagem corporal e a como os outros podem percebê-lo. É sempre boa ideia ficar em pé, manter contacto visual e sorrir! Esteja atento ao código de vestuário no local de trabalho e vista-se de acordo com o mesmo.

Não agradeça de forma exagerada, durante uma conversa

empreendedores que durante uma conversa dizem “obrigado” demasiadas vezes, talvez porque queiram transmitir a ideia de que são pessoas humildes. Mas dizê-lo repetidamente pode transmitir insegurança. Agradecer duas vezes durante uma conversa será o suficiente para passar a mensagem, de forma a não causar uma má impressão.

Cumprimente toda a gente e trate todos de forma igual

O empreendedor deve ter atenção em cumprimentar, não só quem já conhece, mas também quem ainda não conhece.

Mantenha o telemóvel desligado em reuniões

O empreendedor não deve levar consigo o telemóvel para uma reunião, ou em alternativa deve deixe-o no bolso e desligado. Mesmo que esteja em silêncio, poderá vibrar e mesmo assim quebrar uma conversa, ou no mínimo, distrair a sua atenção. Enquanto trabalha, o empreendedor deve certificar-se de que o não usa um toque de telemóvel muito alto ou estridente, de forma a que não irrite os colegas.

Respeite a pausa para o almoço

O empreendedor deve usar esse horário para se alimentar e cuidar de assuntos pessoais, e deixe o trabalho de lado durante a pausa.

Atenção com o olfato alheio

O empreendedor deve ter especial cuidado com o estilo e a quantidade de perfume usada.

Seja bem-educado com clientes e colegas

O empreendedor deve ser simpático e bem-educado, pedindo educadamente licença ao entrar na sala dos colaboradores do seu próprio negócio por exemplo.

Respeite hierarquias

É preciso que o empreendedor esteja bem informado em relação às hierarquias do seu próprio negócio e respeitá-las, mesmo que não concorde.

Respeite a privacidade alheia

O empreendedor não deve invadir a privacidade dos colaboradores do seu próprio negócio.

Seja pontual

O empreendedor deve evitar atrasos grandes demais ou muito frequentes no dia-a-dia de trabalho.

Cuidado ao dar apelidos aos colegas

Nem todos encaram bem esse tipo de brincadeira. Portanto, se a própria pessoa não se apresenta com um apelido, o empreendedor também não deve inventar um.

Brincadeiras devem ter limites

Palavrões e piadas obscenas podem agredir aos colegas, e brincadeiras desse tipo devem ficar da porta do escritório para fora.

Se fizer um almoço de negócios, lembre-se que lhe ficará bem pagar a conta

Não é uma regra, mas cai sempre bem. Se for o empreendedor a convidar, apenas deverá deixar que seja outro a pagar a parte dele se ele insistir. A situação normal é que quem convida, deve tomar a iniciativa de pagar a conta.

Especialmente, se se tratar de um almoço de negócios que se irá repetir mais vezes, estamos também de uma forma subtil a introduzir uma regra de etiqueta.

Use uma linguagem cuidada quando escreve

A linguagem deve ser sempre cuidada, mesmo nas conversas mais informais. Mas é ainda mais importante o rigor na linguagem quando escreve um email ou uma comunicação institucional do seu negócio próprio. Os erros ortográficos e gramaticais são proibidos, mas cuidar do texto é muito mais que isso. O empreendedor deve cumprimentar e despedir-se no início e no fim da mensagem, respetivamente, usando frases curtas e num tom claro e educado.

Descubra a oportunidade que mais se adequa a si.
Fale connosco!

Peça hoje mais informações!

Nome*
Email*
Franchising de Interesse
Telefone*
Localidade*