Que qualidades deve ter um potencial franqueado?
Se é empreendedor e pretende abrir o seu próprio negócio, com certeza já se reparou com a imensidão de opções que existem para a criação do próprio emprego. A escolha entre franchising ou negócio próprio depende de vários fatores, no entanto, se já chegou à conclusão que investir na aquisição de uma franquia é a melhor opção para si, é importante que tenha em mente que, apesar de poder contar com o apoio e suporte da marca que vai representar, o franqueado deve ter algumas qualidades básicas.
Porém, estas qualidades são essenciais, não só para que o franqueado tenha sucesso na criação do próprio negócio, como para o master franqueado, na medida em que só assim conseguirá manter a solidez da marca e a rentabilidade do negócio pois um deslize qualquer de um dos franqueados por falta de conhecimento ou, de responsabilidade, por exemplo, pode abalar toda a rede de franchising.
Mas que qualidades são essas? Qual o perfil que o potencial franqueado deve ter?
Apesar de que cada master franqueado ter os seus próprios requisitos, tendo definido o perfil ideal para os seus franqueados, é igualmente verdade que existem determinadas características que são comuns e que todos os potenciais franqueados devem possuir:
Espírito empreendedor
O futuro franqueado deve ter espírito empreendedor, sendo importante que tenha igualmente consciência dos riscos envolvidos.
Capacidade de liderança
É fundamental que o empreendedor possua capacidade de liderança e de gestão humana, na medida em que o seu próprio negócio será exercido por pessoas. Logo, quando maior essa capacidade, maiores são as chances de sucesso de criar um negócio de sucesso.
Conhecimento de áreas importantes
O empreendedor não precisa de ser especialista em todas as áreas, mas é importante que tenha algum conhecimento em algumas atividades centrais, tais como financeira, administrativo e compras; de forma a gerir de forma eficaz o próprio negócio.
No fundo, o importante é saber avaliar os processos e garantir que os padrões sejam cumpridos.
Ligação com o produto e marca
O empreendedor deve-se identificar com o produto e a marca que vai representar. Caso contrário, poderá não haver alinhamento no futuro.
Seguir as regras de padronização da rede de franchising
A importância da padronização para o sucesso das franquias é inquestionável, logo, o potencial franqueado não deve ter problemas em seguir esse alinhamento constante e contínuo e adequar-se aos padrões da marca e diretrizes de rede de franchising.
Por outro lado, o franqueado deve evitar gerir o negócio de forma unilateral, mantendo um relacionamento saudável com o master franqueado, consultando-o sempre antes das tomadas de decisões.
Capacidade de investimento
A aquisição de uma franquia exigirá um investimento inicial e um fundo de maneio necessário para operar o próprio negócio até começar a dar lucro, por isso, este é um dos requisitos fundamentais.
Resumindo, as qualidades que o potencial franqueado deve ter são um pouco subjetivas, no entanto, há características comuns a qualquer empreendedor. O mais importante é que este faça uma avaliação prévia sobre a área de negócio da franquia que pretende adquirir, pois só assim poderá saber se reúne as condições necessárias.
O Portal do Franchising e Oportunidades oferece uma série de oportunidades de negócio excelentes em investimentos. Veja a que mais se adequa ao seu perfil!