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Quanto é que a sua empresa deve investir em marketing?

No mundo dos negócios de sucesso, infelizmente ainda existe a ideia de que o investimento em marketing é desnecessário.

Porém, se pretende aumentar a visibilidade da sua marca e, consequentemente, as vendas do seu próprio negócio, é importante que tome note que deve investir em marketing. Mas a pergunta é, quanto? Qual o budget que deve ser gasto na execução de marketing?

Uma dúvida normal, afinal, um dos segredos para uma gestão de sucesso é uma boa gestão financeira. Mas hoje vamos ajudá-lo a perceber quanto é que deve gastar e qual o investimento que deve ser feito em marketing.

Falar de valores absolutos pode trazer graves riscos às suas finanças, porque cada empreendedor deve investir de acordo com a realidade do seu próprio negócio. O investimento em marketing deve ser baseado no faturamento do seu próprio negócio e tendo em conta os objetivos que pretende alcançar.

Por isso, para determinar quando é que deve investir em marketing, é importante que o empreendedor faça um planeamento estratégico de marketing.

Com esse plano, poderá saber:

  • Qual foi o retorno sobre o investimento que fez com as últimas ações de marketing
  • Como está o mercado no qual o seu próprio negócio atua
  • Quem é o cliente do seu próprio negócio
  • Como é o comportamento do consumidor
  • Quais são as suas vantagens e desvantagens competitivas
  • Quais os canais em que deve atuar para atingir o seu público
  • As possibilidades de investimento

De seguida, deve ser feito então o cálculo do valor que pode ser investido em marketing. E aqui, o empreendedor, poderá optar por ações de marketing online e offline. Porém, a importância do marketing digital é inequívoca. Como tal, separamos alguns dados que poderão ajudá-lo a perceber qual a fatia de investimento que deve ser aplicada em ações de marketing online.

  • Negócios próprios já consolidados no mercado devem investir de6 a 12% do faturamento em marketing digital. Defina o valor exato de acordo com o tamanho da sua empresa e faça a análise dos fatores já levantados até aqui. Sempre com um planeamento em mente.
  • Negócios próprios pouco conhecidos, ou recentes, devem investir mais, alcançando um investimento entre 12% a 20% do faturamento.

Além disso, o investimento em ações de marketing também varia entre empresas B2B e B2C. Como no segundo caso há a necessidade de comunicar com mais pessoas, através de variados meios de comunicação, o investimento também é proporcionalmente maior.

Mas não se preocupe, não precisa de investir um valor muito alto para crescer. E apesar de não ser fácil medir o impacto do marketing digital da sua empresa, se souber onde colocar os seus esforços, vai ver que os resultados começarão a surgir.

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