Quanto é que a sua empresa deve investir em marketing?

No mundo dos negócios de sucesso, infelizmente ainda existe a ideia de que o investimento em marketing é desnecessário.
Porém, se pretende aumentar a visibilidade da sua marca e, consequentemente, as vendas do seu próprio negócio, é importante que tome note que deve investir em marketing. Mas a pergunta é, quanto? Qual o budget que deve ser gasto na execução de marketing?
Uma dúvida normal, afinal, um dos segredos para uma gestão de sucesso é uma boa gestão financeira. Mas hoje vamos ajudá-lo a perceber quanto é que deve gastar e qual o investimento que deve ser feito em marketing.
Falar de valores absolutos pode trazer graves riscos às suas finanças, porque cada empreendedor deve investir de acordo com a realidade do seu próprio negócio. O investimento em marketing deve ser baseado no faturamento do seu próprio negócio e tendo em conta os objetivos que pretende alcançar.
Por isso, para determinar quando é que deve investir em marketing, é importante que o empreendedor faça um planeamento estratégico de marketing.
Com esse plano, poderá saber:
- Qual foi o retorno sobre o investimento que fez com as últimas ações de marketing
- Como está o mercado no qual o seu próprio negócio atua
- Quem é o cliente do seu próprio negócio
- Como é o comportamento do consumidor
- Quais são as suas vantagens e desvantagens competitivas
- Quais os canais em que deve atuar para atingir o seu público
- As possibilidades de investimento
De seguida, deve ser feito então o cálculo do valor que pode ser investido em marketing. E aqui, o empreendedor, poderá optar por ações de marketing online e offline. Porém, a importância do marketing digital é inequívoca. Como tal, separamos alguns dados que poderão ajudá-lo a perceber qual a fatia de investimento que deve ser aplicada em ações de marketing online.
- Negócios próprios já consolidados no mercado devem investir de6 a 12% do faturamento em marketing digital. Defina o valor exato de acordo com o tamanho da sua empresa e faça a análise dos fatores já levantados até aqui. Sempre com um planeamento em mente.
- Negócios próprios pouco conhecidos, ou recentes, devem investir mais, alcançando um investimento entre 12% a 20% do faturamento.
Além disso, o investimento em ações de marketing também varia entre empresas B2B e B2C. Como no segundo caso há a necessidade de comunicar com mais pessoas, através de variados meios de comunicação, o investimento também é proporcionalmente maior.
Mas não se preocupe, não precisa de investir um valor muito alto para crescer. E apesar de não ser fácil medir o impacto do marketing digital da sua empresa, se souber onde colocar os seus esforços, vai ver que os resultados começarão a surgir.