Franchising e Oportunidades - Consultoria Franchising

UNU

Franchising Imobiliária

Urban Obras

Franchising em Obras e
Remodelações

House Shine

Franchising em Limpezas Domésticas

ALLCAN

Franchising de Coaching & Training

Guard Clean

Franchising para Técnicos em Limpeza

Branquia

Franchising de Limpeza Comercial

UNU

Franchising em Imobiliária

House Shine

Franchising em Limpezas Domésticas

Quanto custa abrir um franchising?

A questão de “quanto custa abrir um franchising” é bastante comum e recorrente. Especialmente entre empreendedores e pessoas que querem abrir um negócio próprio sob uma marca de sucesso comprovado.

Antes de abrir um franchising, há vários aspetos que deverá considerar, e se para muitos empreendedores inexperientes o franchising surge como a melhor opção para quem não tem uma ideia de negócio ou para quem não quer fazer um grande investimento de capital inicial, é importante saber que a abertura de um negócio de franchising não está isenta de algum esforço financeiro numa primeira fase.

É claro que, na realidade, não há nenhuma figura genérica e exata, porque cada franchising tem suas peculiaridades e pode ser mais barato ou mais caro, dependendo dos requisitos de cada sector.

Os negócios mais rentáveis, aqueles que têm um rápido retorno do investimento, captam mais a atenção dos empreendedores e investidores. Outro elemento fundamental de escolha é a marca, que associada a franchisings de sucesso dão uma garantia de retorno do investimento, pois já ocupam um lugar na mente dos consumidores.

Além disso, é extremamente importante investir em negócios franchising suficientemente estruturados, organizados e de investimento experiente para o franchisado, pois trata-se de um investimento rentável.

Seja numa aposta como um investimento, seja na criação do próprio emprego, o desafio que cada empreendedor enfrenta quando decide apostar na criação de um negócio de sucesso e investir num franchising não é uma decisão para ser tomada de ânimo leve.

Despesas a considerar

Direitos de entrada

Trata-se de um valor variável que é pago ao franchisador no momento de adesão à rede, normalmente aquando da assinatura do contrato com o empreendedor, e funciona como uma espécie de “joia” pelas vantagens de se tornar membro de uma cadeia já estabelecida no mercado e pelo uso da marca.

Por norma, este valor está incluído no valor do investimento inicial. Diz o Instituto de Formação em Franchising (IFF) que “esta taxa cobre os custos que o franchisador teve para preparar o franchising, bem como outros custos adicionais até à abertura da loja”. Outros custos abrangidos: elaboração de um manual do franchising, design, desenvolvimento do sistema contabilístico, seleção do local, treino inicial marketing, publicidade, formalidades legais, entre outros.

Investimento inicial

De acordo com o IFF, este é o “valor total de que o empreendedor necessita para arrancar com o negócio”. Apesar de não incluir o investimento imobiliário, deverá incluir tudo o resto: equipamento, obras, mobiliário, direito de entrada e fundo de maneio.

Aos futuros franchisadores, o IFF deixa um aviso: os valores médios de investimento inicial indicados por alguns guias e publicações especializadas devem ser encarados apenas como “indicadores”, que podem “sofrer grandes variações mesmo no âmbito de uma rede”.

‘Royalties’

Este é um valor pago mensalmente, podendo ser: um valor regular fixo por estabelecimento; uma percentagem da faturação ou volume de negócios; ou uma margem sobre o preço dos materiais adquiridos ao franchisador.

Basicamente, trata-se de uma espécie de mensalidade pelo uso contínuo da marca e do conceito do franchisador, além dos serviços essenciais de apoio que este deverá prestar ao franchisado, sublinha o IFF.

Taxa de publicidade

Por último, existe também esta contribuição que todas as lojas, tanto as franchisadas como as próprias, fazem para um fundo comum a ser aplicado na promoção da marca e dos produtos ou serviços da rede. “Não deve ser visto como uma fonte de lucro do franchisador, que deve geri-lo e justificar sempre a sua correta utilização”, adverte o IFF.

Descubra a oportunidade que mais se adequa a si.
Fale connosco!

Peça hoje mais informações!

Nome*
Email*
Franchising de Interesse
Telefone*
Localidade*