Quando é que deve participar em feiras de negócios?
Uma feira de negócios é um modelo de evento que permite a exposição e partilha de informações, feita pelos chamados expositores, e onde um público variado pode visitar e ter contato com essas ações.
Porém, se há alguns anos atrás, era quase obrigatório para os negócios próprios a participação nestas feiras, de forma a expandirem-se, hoje já não é bem assim.
E porquê? Porque alguns dos empreendedores que marcam a geração atual, já nasceram com acesso à internet e encontram menos valor nas relações interpessoais.
Mas desengane-se quem pensa isso chega. As relações interpessoais são fundamentais para fortalecer os laços entre participantes, expositores e a própria organização de eventos e, com isso, os negócios próprios encontram oportunidades de negócio e verdadeiras rampas de lançamento.
Se já não tem dúvidas sobre se deve ou não investir em feiras de negócios, provavelmente não sabe é quando deve fazê-lo, certo? Mas não desespere. Hoje vamos mostrar-lhe as situações que são propicias ao investimento. Saiba quais são:
Quando a feira tem notoriedade
Algumas feiras de negócios, nomeadamente as de franchising que são mais indicadas para o modelo de negócio que tem, atraem uma grande quantidade de público. Este público é segmentado, na medida em que visita a feira com um propósito, a de procurar oportunidades de negócio de sucesso. Nesse sentido, representam de igual forma boas oportunidades de negócios para quem é expositor, que é o seu caso.
Porém, para que isto aconteça, é importante que a feira de franchising tenha alguma notoriedade, caso contrário o publico vai ser diminuto.
Por isso, o empreendedor deve primeiramente verificar o histórico da feira de franchising na qual pretende participar, de forma tentar perceber se nos anos anteriores existiu, ou não, uma grande adesão por parte dos participantes.
Quando a participação não tem custo associado
Por vezes, a entidade promotora da feira tem interesse em que o seu próprio negócio participe. E nesse caso não há porque não aproveitar.
Quando existe budget disponível
Todas as participações em feiras de franchising servem para atrair visitantes, gerando boas oportunidades de negócios. Por isso, caso o empreendedor tenha budget disponível, deve equacionar a participação neste tipo de certames.
Quando a participação está alinhada com a sua estratégia de marketing
Para que a participação na feira gere resultados, a mesma deve estar alinhada com a estratégia de marketing que tem em curso. Mesmo que a feira seja muito prestigiada, se não for de encontro à restante estratégia do seu próprio negócio, não irá obter os resultados que pretende.