Franchising e Oportunidades - Consultoria Franchising

UNU

Franchising Imobiliária

Urban Obras

Franchising em Obras e
Remodelações

House Shine

Franchising em Limpezas Domésticas

ALLCAN

Franchising de Coaching & Training

Guard Clean

Franchising para Técnicos em Limpeza

UNU

Franchising em Imobiliária

Branquia

Franchising de Limpeza Comercial

House Shine

Franchising em Limpezas Domésticas

Qual o tempo necessário para uma empresa começar a dar lucro?

Quando um empreendedor abre o seu próprio negócio, sabe que, com perseverança e determinação, é apenas uma questão tempo até o seu empreendimento começar a gerar resultados.

Porém, a questão que se impõe é: quando tempo é necessário para um negócio próprio começar a dar lucro?

A resposta a esta pergunta é difícil. Não podemos simplesmente dizer que o empreendedor vai começar a ter lucro ao fim de um mês ou até mesmo de um ano, porque isso é impossível.

Aquilo que podemos garantir é que um empreendimento só começa a dar retorno financeiro quando existe paciência, esforço, dedicação, competência e tempo.

Existem ainda outros fatores externos que podem influenciar o rumo do seu próprio negócio. Investimento, potencial de mercado, equipa, produtos e/ou serviços de qualidade, economia nacional, entre outros, são alguns dos exemplos.

Logo, é importante que, antes de criar o próprio negócio, desenvolva um planeamento estratégico, de forma a conseguir obter os resultados que deseja.

Porém, existe uma ferramenta que lhe permite calcular o tempo necessário para a sua empresa começar a ter lucro: o Payback.

Payback significa “retorno”. Trata-se de uma estratégia usado nos negócios próprios e serve calcular o período de retorno de investimento de um projeto.

Em palavras mais técnicas, payback é o tempo de retorno desde o investimento inicial até ao momento em que os rendimentos acumulados tornam-se iguais ao valor desse investimento.

Ou seja, o payback dá fornece ao empreendedor a estimativa do tempo que é necessário até que este recupere o seu investimento inicial.

O cálculo do payback envolve uma fórmula relativamente simples, porém é preciso alguns cuidados quando calcular as variáveis.

É necessário colocar todos os custos relacionados com o investimento, o que nem sempre é fácil. Devem ser incluídos custos com equipamentos, funcionários, despesas administrativas e operacionais.

Depois, através de um demonstrativo de resultados, define-se o resultado médio mensal do fluxo de caixa, considerando um determinado período (12 meses, por exemplo).

Divide-se o investimento inicial por esse resultado e tem-se o payback do projeto.

Logo, PB (payback) = investimento inicial / resultado médio do fluxo de caixa

Calcular o resultado médio mensal do fluxo de caixa tem a vantagem de simplificar as contas, oferecendo um valor-base para ser dividido pelo investimento inicial.

O empreendedor pode elaborar um fluxo de caixa livre acumulado, ou seja, vai somando todos os fluxos de caixa da sua empresa, do início ao fim.

Mas se está agora a começar, não se assuste. Lembre-se que empreendimentos recentes geralmente apresentam resultados negativos nos meses iniciais. Só com o tempo é possível que o valor se converta num resultado positivo definitivo.

Quando o projeto atingir esse resultado positivo, significa que o payback foi alcançado!

Descubra a oportunidade que mais se adequa a si.
Fale connosco!

Peça hoje mais informações!

Nome*
Email*
Franchising de Interesse
Telefone*
Localidade*