Quais as principais ferramentas de gestão de projetos?
O seu negócio próprio tem uma boa política de gestão de projetos? Hoje, cada vez mais, é fundamental que os empreendedores tenham as ferramentas adequadas para orientar os seus trabalhos.
Por isso, investir na gestão de projetos do seu próprio negócio é quase uma obrigação. Gostava de saber como é que isso pode ser feito? Se já conheça os 5 principais pilares na gestão de projetos descubra, de seguida, as principais ferramentas de gestão de projetos:
Trello
O Trello é um aplicativo bastante útil para os empreendedores e os seus negócios próprios. é absolutamente user-friendly, e é baseado em boards Kanban. Sendo bastante intuitivo, funciona como um quadro branco virtual com post-its. Assim, pode organizar as suas listas de tarefas e ideias, através da criação de várias boards para cada um dos projetos. Este aplicativo é gratuito e está disponível para iOS e Android.
Artia
O Artia é uma das ferramentas de gestão de projetos mais completas. Para além de o empreendedor conseguir ter controlo financeiro das finanças do seu próprio negócio, tem ainda a possibilidade de apontar as horas dos seus colaboradores, fazer relatórios de desempenho, entre muitas outras funções.
Basecamp
O Basecamp é, provavelmente, uma das mais conhecidas ferramentas de gestão de projetos.
Um aplicativo que consegue concentrar várias funções, como notas, eventos, criação de listas com tarefas e outros itens. E destaca-se pela disponibilização de uma espécie de linha do tempo para cada projeto, o que permite que o empreendedor acompanhe a execução das tarefas de cada colaborador.
Apesar de não ser gratuito, oferece um período experimental de 60 dias e, depois desse período, o empreendedor tem a opção de contratar o plano que mais se adeque ao seu próprio negócio.
Google Agenda
O Google Agenda revela-se uma importante ferramenta de gestão de projetos. Um serviço de agenda e calendário on-line oferecido gratuitamente pela empresa. Disponível com uma interface web, permite que o empreendedor e a sua equipa adicionem e controlem eventos, compromissos, compartilhem a programação com outras pessoas, agreguem à sua agenda diversas agendas públicas, entre outras funcionalidades.
Reuniões periódicas
Por último, uma das ferramentas mais úteis é a realização de reuniões periódicas. Ao implementar esta metodologia, muitas vezes negligenciada, o empreendedor estará a permitir que grande parte dos problemas decorrentes dos projetos sejam corrigidos, para além de se certificar que os timings são cumpridos. Além disso, as reuniões permitem a partilha de experiência e alinhamento de metas.