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Precisa de inspiração para empreender? Leia as dicas que lhe damos hoje.

Existem dois guias básicos para gerar ideias de negócios: por um lado a capacidade de criá-las e por outro a reavaliação de ideias que outros já traçaram. Ou seja, o empreendedor identifica ou cria novas oportunidades de negócio.

As ideias de negócios geralmente derivam de uma ou mais fontes. O importante é que, como empreendedor, siga um método para examinar corretamente todas as fontes possíveis. Desta forma, encontrará a ideia de negócio certa para orientá-lo para o empreendedorismo de sucesso. O desafio consiste em identificar ideias que sejam reais oportunidades de negócio. Mas a que métodos podemos recorrer para procurar uma ideia?

Aqui apresentamos 7 dicas fundamentais relacionadas com a capacidade de criar ideias e reavaliar as que outros já propuseram.

1. Formação académica

É natural que uma pessoa que tenha realizado estudos numa especialidade queira exercer a sua profissão e por isso será aconselhável ter uma ideia de negócio na sua área de formação. O mais importante é que estará a lidar com setores que conhece a fundo o que facilitará a estratégia e criação do próprio negócio.

2. Experiência profissional e laboral

O conhecimento e a informação de um setor específico, além das capacidades técnicas e operacionais baseadas na experiência, podem ajudar a definir oportunidades de negócios. Por exemplo, um chef de cozinha que trabalhou muitos anos num restaurante poderá ter sucesso se abrir o próprio negócio.

3. Mudanças sociais do meio ambiente

Na sociedade onde os requisitos e as necessidades da população estão em mudança constante, a criação de ideias de negócio permite a sobrevivência e a origem de novas organizações. Por exemplo, com a incorporação da mulher no mercado de trabalho, surgiu mercado para serem criadas muitas empresas que cuidam de crianças.

4. Diversidade de formas de entretenimento

A procura por atividades de lazer, culturais e artísticas de boa qualidade gerou uma variedade de negócios de sucesso, com foco num segmento específico. Por exemplo, empresas dedicadas ao ensino de técnicas de navegação, agências e centros de turismo rural, alojamentos em casas rurais, oficinas de artesanato, salas de exposições de arte, espetáculos para festas infantis, etc.

  1. Desenvolvimento de novas tecnologias

A Internet estimulou a criação de diferentes formas de fazer negócios de sucesso. Empresas que utilizam a rede como meio de trabalho, o comércio eletrónico, os mercados virtuais, a publicidade online, estão muito em voga e têm conseguido bons resultados.

6. Especialização das empresas

Atualmente, os negócios de sucesso concentram-se no que melhor fazem, de modo a oferecerem serviços especializados a outros para cobrir áreas específicas. É o caso das empresas que produzem bens finais (alimentos, roupas, etc.), empresas que fornecem segurança, limpeza, logística, tecnologia da informação, etc.

7. Publicações especializadas

Como empreendedor pode utilizar revistas, publicações especializadas, seções de negócios nos jornais e especialmente a Internet para encontrar ideias de negócios.

Porém, não interessa qual o tamanho da empresa ou em que setor opera, elaborar um plano de negócios é essencial para garantir um negócio de sucesso e um crescimento de forma sustentável e com um risco reduzido. O empreendedorismo deve ser levado a sério, já que, se tudo correr bem, permite-lhe construir uma carreira de sucesso.

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