Porquê ser franqueado de uma marca?

Provavelmente já ouvir falar no sistema de franchising e nas vantagens que esse modelo de negócio apresenta para os empreendedores. No entanto, se não está familiarizado com a palavra, com certeza que tem algumas dúvidas que, inevitavelmente, surgem.
Por isso, antes de mais nada, convém clarificar que a origem do franchising remonta a séculos passados, sendo uma metodologia de expansão utilizada por uma empresa franchisadora que detém o know-how e uma forte presença em determinado mercado, através de venda de um determinado produto e/ou serviço.
Através de uma parceria feita entre essa empresa e o seu franqueado, existe uma exploração dos direitos de uso da marca, os direitos de distribuição de produtos e/ou serviços numa determinada zona geográfica, bem como os direitos de utilizar um sistema de operação e gestão de um negócio de sucesso.
É no fundo, um casamento entre o master franqueado e o franqueado, onde ambos trabalham com o objetivo do sucesso e do lucro.
Mas quais as vantagens em ser franqueado? E porquê ser franqueado de uma marca?
Atualmente, em Portugal são centenas as oportunidades de franchising, sendo comprovadamente, um modelo de negócio de sucesso. Com isto, é fácil perceber que as vantagens em ser franqueado de uma marca são várias.
Para todos os empreendedores que desejam abrir o seu próprio negócio e estão dispostos a assumir as responsabilidades inerentes à gestão de um empreendimento, o modelo de franchising é a resposta certa.
Isto porque, apesar de estar a aderir a um negócio já desenvolvido, testado e implementado no mercado, o empreendedor deverá responder pelo sucesso e fracasso da sua unidade e é ele que deverá, de uma forma plenamente autónoma, ser imputada a gestão da unidade em determinada zona geográfica que lhe tenha sido atribuída.
Além disso, ao aderir a uma rede de franchising, o empreendedor irá ter acesso a uma imagem de marca reconhecida, podendo contar com o poder de uma rede, que certamente é superior ao poder de um negócio próprio criado de raiz.
O poder de negociação que o empreendedor terá, no que diz respeito à negociação com fornecedores, clientes e potenciais parceiros de negócio também será superior pois irá ter acesso a elevadas economias de escala que, de uma forma isolada e numa fase inicial, não conseguiria obter.
Outro dos motivos que levam cada vez mais empreendedores a ser franqueado de uma marca é o facto de que o investimento num negócio de franchising é muito mais baixo do que a criação de um negócio próprio, de uma forma independente e de raiz.
Por último, é importante referir que o franqueado poderá contar com um processo de formação (inicial e contínuo), facilitado pelo master franqueado.
Além disso, o apoio que o empreendedor terá na gestão do seu próprio negócio, permitirá maiores garantias de sucesso, na medida em que terá a garantia de que o master franqueado irá zelar pela sua imagem, levando a cargo ações de marketing, de forma a aumentar a notoriedade da própria marca e, consequentemente, dos seus produtos e serviços, reforçando desta forma a sua posição junto do seu target.
Contudo, de forma a perceber se o franchising é para si, o empreendedor deve contar com um acompanhamento de profissionais mais experientes nesta área. Depois, deve fazer uma análise que deverá ser alvo de ponderação cuidada, de forma a ter a certeza de que o negócio eleito é a mais adequado.
Consulte aqui as melhores oportunidades de negócio e invista num franchising de sucesso!