Franchising e Oportunidades - Consultoria Franchising

UNU

Franchising Imobiliária

Urban Obras

Franchising em Obras e
Remodelações

House Shine

Franchising em Limpezas Domésticas

ALLCAN

Franchising de Coaching & Training

Guard Clean

Franchising para Técnicos em Limpeza

UNU

Franchising em Imobiliária

Branquia

Franchising de Limpeza Comercial

House Shine

Franchising em Limpezas Domésticas

Ponto de equilíbrio de uma empresa. Sabe o que é?

Todos os empreendedores conhecem a dificuldade de equilibrar os ganhos e os gastos de um negócio próprio. Daí a importância de uma boa gestão do fluxo de caixa. Porém, isso não chega. De forma a melhor gerir e aumentar o lucro do seu próprio negócio, é importante que o empreendedor conheça o Ponto de Equilíbrio de sua empresa.

É com esse conhecimento que o empreendedor tem acesso a informações sobre a dinâmica do seu próprio negócio. Ou seja, no fundo o Ponto de Equilíbrio (PE ou Break Even Point, em inglês) é o ponto de igualdade financeira entre as despesas e as receitas totais de um mesmo período.

Assim, o empreendedor consegue determinar qual deve ser a sua faturação mínima mensal de forma a conseguir cobrir os seus gastos fixos e variáveis.

Como vê, o ponto de equilíbrio é fundamental para qualquer negócio próprio, pois vai indicar quanto é que é preciso vender para que as receitas sejam igualadas aos custos, sendo que, dessa forma, os riscos de prejuízos são minimizados.

Como calcular o ponto de equilíbrio

Para calcular o ponto de equilíbrio do seu próprio negócio, o empreendedor deve utilizar a seguinte fórmula:

Fórmula do ponto de equilíbrio econômico

Considerando a margem de contribuição unitária como a diferença:

MC = Preço de Venda – (Custos variáveis + Despesas variáveis)

Assim, ao somar os custos fixos com o lucro desejado e dividindo pela margem de contribuição, é possível determinar o número de mínimo de unidades mínimas a serem vendidas.

Encontre o ponto de equilíbrio do seu próprio negócio e verá que terá ao seu dispor uma verdadeira ferramenta de gestão. Ele vai dar uma excelente ideia dos custos envolvidos no seu próprio negócio e o nível de vendas que o empreender vai precisar gerar para cobrir os seus custos – o que, por sua vez, poderá afetar toda a sua estratégia de negócios.

Descubra a oportunidade que mais se adequa a si.
Fale connosco!

Peça hoje mais informações!

Nome*
Email*
Franchising de Interesse
Telefone*
Localidade*