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Plano de Negócios: Saiba como fazer o seu

A falta de noção e preparação dos empreendedores é um dos fatores que mais contribui para a falência das empresas, mais do que a própria economia. Se o seu negócio próprio for bem planeado e responder às necessidades reais do mercado, as hipóteses de ele vingar no mercado e resistir a tempos de crise são muito maiores.

Elaborar um plano de negócios é fundamental alcançar um negócio de sucesso. Saiba como fazer o seu.

 

  1. Análise de Mercado

Antes de colocar as suas ideias de negócio no mercado é fundamental perceber se o mercado está ou não preparado para as aceitar. Quem são os seus os consumidores, concorrentes, fornecedores e potenciais parceiros?  Se for realmente algo inovador que ainda não exista no mercado é importante perceber quem está disposto a pagar por isso e quanto está disposto a pagar.

 

  1. Modelo de Negócio

Para criar um negócio de sucesso é necessário entender bem o mercado onde opera, conhecer as necessidades dos clientes e saber quais está disposto a suprimir. Um modelo de negócio de sucesso é o modelo que permite gerar valor para os seus clientes. Os empreendedores que instalam as suas ideias de negócio no mercado sem perceber estas condicionantes acabam por despender mais dinheiro no processo de convencer as pessoas de que os seus produtos ou são realmente bons, o que não acontecerá se ele preencher uma necessidade básica do cliente.

  1. Recursos

Depois de identificar exatamente em que mercado está inserido, o valor do seu produto, quem são os seus consumidores, concorrentes e parceiros, está na hora de começar a desenhar o seu plano de negócios. Comece por identificar os recursos que precisa para montar o seu negócio. Quando falamos em recursos, deve incluir tudo, infraestruturas, ferramentas, tecnologia, número de colaboradores, etc.

  1. Marketing

É importante começar logo a definir a estratégia de marketing no seu plano de negócios, afinal é o marketing que vai definir como vai chegar ao seu público-alvo, espetativas de captação de clientes, posicionamento no mercado, estratégia de concorrência, objetivos de vendas, etc.  O plano de marketing não deve incluir apenas a estratégia, mas também o orçamento. Quanto está disposta a gastar para adquiri um cliente. Com estas questões consolidadas, será mais fácil nesta primeira fase, identificar os custos e quando irá ter o retorno do investimento.

  1. Finanças

O plano financeiro é a parte mais importante do plano de negócios. É através do plano financeiro que o empreendedor deve estipular o investimento inicial e as suas espetativas de rentabilização a longo prazo. Se deseja ter um negócio próprio nunca desvalorize esta (ou nenhuma etapa) do plano de negócio.

Nesta fase, o empreendedor saber o que precisa a nível de recursos e o valor que irá necessitar de gastar para implementar a sua estratégia de marketing inicial, logo é possível te ruma noção real do capital inicial.

Mas não é só o valor inicial que é importante. Deve definir no seu plano financeiro o seu ponto de equilíbrio, ou seja, quando é que o seu negócio vai começar a gerar lucro. Se ao fazer essa análise não consegue ver um ponto de equilíbrio, então o seu negocio não é viável.

Veja também como elabora um plano de empreendedorismo.

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