O seu próprio negócio está a aproveitar os artigos do Linkedin?
O LinkedIn é, atualmente, a maior rede social com cariz profissional. E, apesar já existirem muitos portugueses presentes na plataforma, muitos empreendedores ainda desconhecem a importância do LinkedIn para os seus próprios negócios.
No entanto, a presença por si só não é suficiente. De forma a que o seu próprio negócio aproveite todas as funcionalidades desta rede social, é fundamental que o empreendedor não se esqueça de uma ferramenta que pode fazer a diferença na gestão do seu próprio negócio: a publicação de artigos do LinkedIn.
Mas o que são os artigos do Linkedin?
Boa pergunta. Antes de mais, convém referir que se trata de uma funcionalidade gratuita que o seu próprio negócio pode utilizar, o Publisher, dando a possibilidade de produzir conteúdo próprio (artigos com texto, fotografia e vídeos) e que, através da sugestão de artigos recomendados pelo LinkedIn aos vários utilizadores, tem potencial para chegar a uma vasta rede de profissionais. Muitos dos quais integrados no público-alvo do seu próprio negócio.
Usadas de forma adequada, as publicações podem ser um reforço importante para o marketing digital do seu negócio de sucesso.
Mas o que publicar?
Os utilizadores do LinkedIn valorizam publicações que contenham conteúdo relevante para a sua vida profissional. Por isso, o empreendedor deve concentrar-se em criar uma história para as suas marcas e no envolvimento com quem vai ler, e não em objetivos comerciais diretos, como vender o produto “X” ou obter cliques para o website do seu próprio negócio.
O empreendedor deve pensar nas publicações do LinkedIn como uma espécie de blog do seu próprio negócio. Deve publicar regularmente, mostrar o que sabe fazer de melhor e o que diferencia o seu próprio negócio da concorrência. O empreendedor deve criar empatia com a sua marca, aliada à reputação de especialista com provas dadas, mas deve fazê-lo de forma inspiradora, contando uma história, e não vendendo um produto. Mas atenção: uma vez que o Publisher é uma ferramenta interna do LinkedIn, complete a sua história com links externos para o seu website ou blog sempre que relevante.
O que não publicar?
Conteúdos rapidamente identificados como publicidade, sem informação útil para os utilizadores, são rapidamente rejeitados como ‘spam’. Sobretudo, se forem posts esporádicos, sem continuidade e com teor exclusivamente comercial. O empreendedor deve deixar de fora dos artigos do Linkedin o conteúdo pessoal (mais apropriado no Facebook), as citações (ou frases-chavão) e as atualizações automáticas.
Esteja ciente das melhores práticas de SEO e busca orgânica
A otimização dos artigos escritos é importante, tanto no seu título, como no texto e imagens. O empreendedor deve pensar em quem é que quer que leia este artigo, e o que eles procuram, ou que necessidade eles têm. O seu próprio negócio responde a essas perguntas com os posts que publica? Consegue resolver o problema?