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O que é e como pode construir um Roadmap?

Como o próprio nome indica, um Roadmap é um mapa do seu caminho ou do caminho que o seu negócio próprio deve seguir. Este documento funciona como um guia, define a visão estratégica do seu negócio, produto ou serviço num futuro próximo ou distante.

Através deste documento o empreendedor consegue cruzar de forma organizada as necessidades do seu negócio próprio com a dos seus clientes, bem como definir as ações a serem desenvolvidas e as que não são possíveis de desenvolver.

O Roadmap deve ser definido pelo empreendedor ou pelo responsável da gestão do produto, uma vez que são as pessoas que melhor conhecem as necessidades do negócio.  Se optar por compor um documento com ações a curto prazo, ele deve ser mais detalhado ao contrário de um modelo de projeções futuras que é mais simplificado.

Em síntese, o grande valor de um Roadmap é o facto de ele permitir comunicar a todos (colaboradores, empreendedores, parceiros e investidores) o estado do negócio e o caminho que se pretende atingir. Pode não ficar claro à primeira vista, mas o Roadmap não é um documento estático, mas sim algo que exige acompanhamento e evolução constante.

 

Como construir um Roadmap?

Antes de começar a construir o seu Roadmap é necessário que tenha os objetivos reais do seu negócio bem definidos, onde quer chegar? Quais são as necessidades do seu cliente? Que necessidades a sua empresa pretende solucionar?

Depois de responder a estas perguntas está apto a construir o seu Roadmap. Lembre-se sempre que este documento é no fundo o guia para alcançar os seus objetivos. Para começar divida o seu projeto/negócio em etapas, categorias e meses e assegure-se que inclui o seguinte:

  • Funcionalidade a serem construídas;
  • Estratégias de Branding;
  • Estratégias de Conteúdo;
  • Testes a realizar;
  • KPI’s;
  • Métricas;
  • Parcerias a estabelecer;
  • Mentores que o vão ajudar a chegar a cada uma destas etapas;
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