O que é B2B?
Quem é empreendedor e se aventura no universo dos negócios precisa familiarizar-se com os mais diversos termos que envolvem a sua atividade.
A maioria deles está em inglês, já que é por lá que são criadas as primeiras estratégias e pensamentos teóricos a respeito do assunto. Mas calma, não precisa aprender outra língua para empreender. Com alguma pesquisa e um pouco de leitura vai compreender a fundo o que cada um destes termos quer dizer.
É o caso do termo B2B, que volta e meia aparece nos textos que envolvem administração e empreendedorismo. Descubra o seu significado.
B2B é uma sigla para o termo em inglês Business to Business, isto é, negócio para negócio. O que significa que nada mais é do que a realização de trocas comerciais entre duas empresas. Portanto, se a sua empresa vende para outras empresas, ela deve ser considerada como um empreendimento B2B.
Uma empresa do tipo B2B pode ser uma indústria, um importador e até um distribuidor local, o que importa é que o seu cliente seja sempre uma outra empresa e não o consumidor final.
Ficou esclarecido? Conheça agora alguns passos importantes para conquistar o sucesso no planeamento de ações de marketing para negócios do tipo B2B.
Conheça o mercado
Avalie quais são as soluções que o seu negócio oferece, o que o mercado possui e quais são as necessidades dos seus clientes. Faça uma pesquisa e defina quais são as suas forças e fraquezas e também quais são as oportunidades e ameaças que podem interferir nos seus resultados.
Defina uma estratégia para se diferenciar
Para garantir o sucesso do seu negócio, terá que oferecer algo que os demais concorrentes não oferecem. Pode ainda oferecer produtos de qualidade superior. Esta é sempre uma boa ideia, a não ser que o seu mercado simplesmente não leve isso como diferenciação. Outra forma interessante de conquistar parcerias comerciais para negócios B2B é oferecer condições diferenciadas de pagamento, facilidades de entrega e contratos que deixem a logística mais simplificada.
Comunique-se e estreite relações
Enviar amostras e mostrar como o produto funciona na prática, é sempre uma excelente oportunidade para se aproximar dos seus clientes. Criar eventos para mostrar as novidades do mercado, também costumam funcionar muito bem. Além disso, traga novidades de forma constante. Apesar de mais estáveis e seguras, as negociações feitas no universo B2B devem ser cuidadas e tratadas com respeito para que perdurem. Quanto mais atender as necessidades do seu mercado, mais a sua empresa vai se destacar e o sucesso do seu negócio, é só uma questão de tempo.
Cumpra todas as suas promessas
Em negócios B2B, descumprir prazos, formas de pagamento e quantidades a serem entregas pode acabar com o seu negócio. Portanto, tome muito cuidado na hora de prometer benefícios para os seus clientes e depois não cumprir.
Leia o artigo na íntegra em: https://blog.egestor.com.br/o-que-e-b2b/ e Conheça algumas das redes sociais onde os empreendedores operam.