O Franchising E A Internacionalização

A última barreira de crescimento a transpor no seu negócio próprio de Franchising é a internacionalização. A expansão para mercados internacionais ocorre da vontade do empreendedor em procurar novas oportunidades de negócio num contexto internacional.
Por norma, só os negócios rentáveis localmente começam a procurar uma estratégia de expansão para mercados de maior potencial de crescimento. No entanto, atualmente o modelo de negócio de Franchising encontra-se em forte crescimento, fornecendo novas oportunidades de negócio para muitos negócios próprios.
De certa forma, a internacionalização de um Franchising pode ser realizada de uma forma relativamente amena. Um Franchising de sucesso é um negócio de sucesso já comprovado, bem construído e pronto a ser replicado.
No entanto há certos desafios que os empreendedores com um negócio próprio em sistema de Franchising enfrentam aquando a tentativa de internacionalização. A cultura do país em questão pode ser um entrave caso não corresponda com a missão e valores do Franchising a ser internacionalizado. Por este motivo, uma boa análise de mercado e da sua cultura é fundamental neste processo.
Os empreendedores representantes do Franchising em particular devem visitar e explorar o país para o qual pretendem expandir o seu negócio próprio. Uma das questões fundamentais a colocar é o momento de entrada. Ser o pioneiro pode apresentar vantagens, mas ser um segundo entrante permite-lhe estudar os passos do negócio de sucesso concorrente, aprendendo com ele.
Outra questão importante para o sucesso do seu próprio negócio são os seus parceiros. Procure reunir-se com outros empreendedores de sucesso, tanto nacionais como internacionais, para compreender os seus passos e aprender a movimentar-se no novo mercado internacional para onde pretende replicar o seu negócio de sucesso de Franchising.