Franchising e Oportunidades - Consultoria Franchising

Vangor

Franchising em Decoração e design de interiores

Guard Clean

Franchising para Técnicos em Limpeza

Vangor

Franchising
Mobiliário e Decoração

UNU

Franchising Imobiliária

Urban Obras

Franchising em Obras e
Remodelações

House Shine

Franchising em Limpezas Domésticas

Guard Clean

Franchising para Técnicos em Limpeza

House Shine

Franchising em Limpezas Domésticas

UNU

Franchising em Imobiliária

O Franchising. 4 Regras Básicas para o Sucesso

O Franchising. 4 Regras Básicas para o Sucesso

Muitas pessoas ainda não sabem o que é franchising, por isso, eis a questão, o que é o Franchising?

Franchising é um modelo de negócios, no qual, uma empresa concede a outra empresa ou pessoa, o franqueado, direitos de uso da sua marca como, produtos/serviços, sistemas e know-how, em troca de taxas e royalties. Baseado num contrato que define os direitos e obrigações das duas partes, bem como as regras e padrões que os franqueados devem seguir para garantir a consistência da marca e dos produtos/serviços oferecidos.

Um Franqueado é responsável por administrar uma unidade de negócios com a marca do franqueador de acordo com seus processos e regras, em troca de benefícios, tais como, suporte e formação contínuos e assistência em áreas como marketing e publicidade, vendas e gestão de negócios.

O Franchising também é uma estratégia de expansão de empresas que tem vindo a ganhar popularidade com o passar dos anos, já que o mesmo, não exige um alto investimento inicial, o que permite aos franqueados a utilizar marcas conhecidas e modelos de negócios comprovados para iniciar as suas operações de negócios.

 

Além de tudo isso, o Franchising também traz muitos outros benefícios, tais como:

  • A capacidade de expandir o negócio rapidamente, sem a necessidade de um investimento significativo dos seus próprios recursos. O que quer dizer que, ao franquear uma marca, a empresa pode aproveitar o capital e os recursos dos franqueados para abrir novas unidades e crescer em novos mercados, sem precisar de arcar com todos os custos por conta própria.
  • Ajuda a fortalecer a marca e a aumentar a sua visibilidade no mercado, ou seja, a cada nova unidade aberta, a marca torna-se mais conhecida, ajudando assim, a atrair novos clientes e a aumentar as vendas.
  • Redução do risco do operacional, ou seja, as unidades franqueadas são operadas por franqueados independentes, com isso, a empresa principal precisa de se preocupar com a gestão de pessoas e operações diárias, podendo focar-se em estratégias de crescimento e expansão
  • Por fim, traz vantagens financeiras para a empresa, incluindo royalties, taxas de franquia, etc., ajudando a aumentar a faturação e a melhorar a lucratividade geral da empresa.

 

O Franchising é uma excelente opção para as empresas, como explicado anteriormente, por isso, é necessário tirar o maior partido do mesmo, e com isso, é importante entender algumas regras essenciais de franchising dentro de uma empresa.

 

1.      O Franchising. Marca forte

Uma empresa deve ter uma marca forte e reconhecida no mercado para conseguir atrair e fidelizar possíveis clientes, por isso é necessário investir no branding e no marketing para aumentar a visibilidade da marca e fortalecer a sua posição no mercado.

 

2.      O Franchising. Sistema Replicável

Uma empresa deve ter um sistema de negócios padronizado reprodutível, para que os franqueados possam oferecer a mesma qualidade de produtos/serviços em todas as unidades, para tal, é importante documentar todos os processos de negócios desde a produção até ao atendimento ao cliente.

 

3.      O Franchising. Suporte e Formação

Uma empresa deve fornecer suporte e formação contínuos para os seus franqueados, para que os mesmos consigam operar as suas unidades com eficácia. Para tal, é muito importante desenvolver um plano de formação completo e personalizado para os franqueados.

 

4.      O Franchising. Comunicação Efetiva

Uma empresa deve manter uma comunicação clara e transparente com os seus franqueados para poder garantir que todos estejam alinhados com as estratégias e objetivos da empresa, para tal acontecer, é necessário estabelecer canais de comunicação claros e eficazes, como reuniões regulares, plataformas de comunicação para compartilhar informações e recursos, entre outras.

 

Com estas regras, é possível criar uma estrutura sólida e eficaz para a expansão do negócio por meio do franchising, o que inclui identificar oportunidades de mercado, selecionar candidatos a franqueados qualificados e fornecer o suporte necessário para garantir o sucesso continuo de todas as unidades franqueadas.

Além disso, fica claro que é extremamente importante avaliar regularmente o desempenho das unidades franqueadas e ajustar as estratégias sempre que possível de acordo com as necessidades do mercado e, como consequência, a empresa pode garantir o sucesso da expansão por via do franchising.

Descubra a oportunidade que mais se adequa a si.
Fale connosco!

Receba um Dossier de Franchising

    Nome*

    Email*

    Franchising de Interesse*

    Contacto*

    Distrito*

    Localidade*