O Dicionário do Empreendedor

Através deste dicionário de empreendedorismo, rapidamente poderá descobrir o significado de qualquer palavra ou sigla.
O conteúdo está ordenado de forma alfabética sem agregação em termos de famílias de conceitos.
Uma vez que a maior fonte de informação na Internet é escrita na língua Inglesa, todos os termos são apresentados em Inglês
Dicionário de Empreendedorismo
A
AdSense
Plataforma Google que oferece a possibilidade de webmasters poderem ganhar dinheiro com anúncios que estes inserem nas suas propriedades.
Advertising network
Um intermediário entre empresas que querem anunciar os seus produtos e webmasters que pretendem rentabilizar os seus sites com anúncios.
AdWords
Plataforma Google que permite criar e exibir anúncios de diversos formatos no motor de busca e rede de pesquisa da Google, na rede de display Google e na rede Gmail.
Affiliate network
Um intermediário entre empresas que utilizam programas de afiliados para aumentar as suas vendas e webmasters que pretendem rentabilizar os seus sites a promover produtos.
Alt tag
Atributo HTML que é aplicado a imagens, para disponibilizar uma alternativa em formato de texto que possa ser lido pelos motores de busca.
Anchor text
O texto visível num hyperlink, com o qual o utilizador interage para navegar de uma página para outra.
B
Backlinks
Links em sites externos que apontam para o seu site.
Black hat SEO
Práticas de SEO com o objectivo de alcançar um bom ranking ao manipular os algoritmos dos motores de busca, muitas vezes infringindo os termos e condições estabelecidos.
Bounce Rate
A percentagem de visitantes que abandona um site depois de ter visto apenas uma página.
C
CMS (Content Management System)
Software que suporta a criação e edição de conteúdo digital.
Content marketing
Uma estratégia de marketing que envolve a criação e partilha de conteúdo na internet para estimular o interesse numa marca, serviço ou produto.
Conversion rate
A percentagem de utilizadores que executou a ação pretendida pelo webmaster, seja ela uma compra, uma subscrição, a visualização de um vídeo, etc.
CPA (Cost per Action)
Modelo de remuneração na publicidade online, onde o anunciante paga sempre que um utilizador executa determinada ação, seja ela um click, uma subscrição, a visualização de um vídeo, etc.
CPC (Cost per Click)
Modelo de remuneração na publicidade online, onde o anunciante paga sempre que o utilizador clicka num anúncio.
CPM (Cost per Thousand)
Modelo de remuneração na publicidade online, onde o anunciante paga por cada 1000 visualizações do anúncio.
CRM (Customer Relationship Management)
Solução tecnológica através da qual as empresas automatizam e sincronizam todos os aspectos das suas interacções com os clientes.
CTR (Click Through Rate)
Percentagem de utilizadores que clicka num anúncio ou link.
D
E
F
G
H
Hashtag
Tag de metadados utilizada em redes sociais.
Hyperlink
Uma referência a dados aos quais o utilizador pode aceder ao clickar.
I
Impressions
A visualização de um anúncio num site.
Internal links
Um tipo de hyperlink que aponta para outro documento localizado dentro do mesmo site.
J
Javascript
Linguagem de programação e tecnologia fundamental para o funcionamento da internet contemporânea.
K
Keyword
Palavras ou expressões que os utilizadores inserem nos motores de busca.
KPI (Key Performance Indicator)
A monitorização de uma métrica que demonstra a eficácia de uma estratégia de negócio.
L
Landing page
Um página na web que serve de ponto de entrada para um site.
Long tail keywords
Termos com duas, três ou mais palavras, que os utilizadores pesquisam nos motores de busca e que, tendencialmente, são menos competitivos e menos pesquisados também.
M
Meta tags
Elementos utilizados na linguagem HTML e XHTML para introduzir metadados estruturados numa página da internet.
N
O
Opt-in
Um utilizador ou visitante decide participar em algo.
Opt-out
Um utilizador ou visitante decide deixar de participar em algo.
P
Pop-under
Um tipo de janela ou anúncio que aparece atrás de um website que o utilizador visita.
Pop-up
Um tipo de janela ou anúncio que aparece à frente de um website que o utilizador visita.
PPC (Pay per Click)
Campanha de marketing digital com o objetivo de obter visualizações ou visitas, em que o pagamento é feito por cada click.
Q
R
ROI (Return on Investment)
O retorno de um investimento face ao seu custo, expresso em percentagem.
S
SEM (Search Engine Marketing)
Campanha de marketing digital que tem como objectivo obter visitas ao publicar anúncios nos motores de busca.
SEO (Search Engine Optimization)
Desenvolver um site em função do algoritmo que os motores de busca usam para encontrar e indexar, de forma a que este possa ser encontrado nas primeiras páginas de pesquisa.
SERP (Search Engine Results Page)
Páginas de resultados devolvidos por um motor de busca, em função de uma pesquisa efetuada por um utilizador.
Shopping ads
Anúncios em formato de imagem, que os motores de busca mostram aos utilizadores quando estes pesquisam por um produto específico.
SMM (Social Media Marketing)
Estratégia de marketing digital que faz uso de uma rede social para promover um produto ou marca.
T
U
V
W
X
Y
Z
Fonte: oblogdoempreendedor.pt
Consulte também o Dicionário do Franchising aqui.