Lista das 7 coisas que todos os empreendedores devem evitar
Todos os negócios são dinâmicos, vorazes e consomem energia, tempo e disposição. Por isso mesmo, é normal que, por vezes, os empreendedores se percam em pequenas coisas.
O empreendedorismo não é de facto uma tarefa fácil de ser levada a cabo, pois para além de o empreendedor ter como tarefa criar opções de melhor desempenho, simultaneamente tem o propósito de ganhar lucro e transformar rotinas de trabalho de forma a gerar mais produtividade e ter ideias inovadoras.
Logo, é comum que no longo caminho para o sucesso, se cometam certos erros que podem despistar e conduzir ao falhanço. Por essa razão, o artigo de hoje revela alguns dos erros mais comuns que podem afetar o desempenho dos empreendedores.
- Má organização
Se não delinear um fio condutor do seu negócio de sucesso, e as etapas que precisa de percorrer para chegar ao objetivo, pode estar a condenar o seu projeto mesmo antes de ele começar.
Mais do que ser boa, uma ideia de negócio deve ser viável. E como saber se uma ideia é viável? Basta fazer um exercício e responder a algumas perguntas. Quais serão os seus clientes? Em que mercado se irá inserir? Qual a sua vantagem competitiva? Que tipo de relação tenciona desenvolver com o cliente? Qual é o segmento de mercado? Como vai divulgar todo o projeto? E o financiamento de onde vem? Ao responder a tudo isto num papel, vai começar a ter uma estrutura daquilo que o seu negócio de sucesso pode ser e de forma pode lá chegar.
- Não pense logo no lucro
O dinheiro é, inegavelmente, uma das partes mais importantes de qualquer negócio de sucesso. Todavia, antes de começar a pensar no lucro que o seu negócio lhe pode trazer, é importante que esteja bem consciente de tudo o resto. Para iniciar um projeto, todos os empreendedores precisam de pensar numa motivação mais sólida, já que em certos casos o ROI pode não ser imediato. Em tais casos, poderá cometer o erro de deixar de acreditar que o negócio resulte, perdendo toda a motivação que o movia inicialmente.
- Não considerar o ambiente externo
Nunca estamos sozinhos no mundo, nem no mercado. Antes de apostar na criação do próprio emprego, considere a concorrência direta ao seu projeto. É verdade, sim, que a sua ideia de negócio pode ser muito boa, mas existe uma boa hipótese de que alguém já tenha pensado no mesmo. Por essa mesma razão, é importante que logo no início esteja atento aos seus concorrentes e à forma como atuam no mercado.
- Não testar o mercado
Como empreendedor que é, deve saber que antes de se lançar um produto ou um projeto no mercado há quem o teste. De pouco lhe valerá se testar o seu produto apenas entre aqueles que o trabalham. Não, para testar o produto precisa de ir diretamente ter com o público alvo. Tente reunir algumas pessoas que se encaixem no seu público alvo e analise as suas reações. Veja como respondem a diferentes produtos, de que pontos mais gostaram e o que acharam que poderia ser melhorado.
- Saltar etapas
Não comece a construir uma casa a partir do telhado. Antes de mais, é importante que os empreendedores considerem o seu projeto como um todo e que o considerem o plano que delinearam para alcançar os objetivos. Se estabeleceu etapas, percorra-as calmamente, uma a uma. Caso contrário, estarão a pôr a carroça à frente dos bois e as ideias de negócio podem desmoronar-se.
- Ser egoísta
Tenha sempre uma noção dos seus limites. Mesmo que o seu projeto não seja gigante é sempre necessária a ajuda de outras pessoas. Todos os empreendedores têm que delegar tarefas, por isso, mantenha a mente aberta, não adianta pensar em querer fazer tudo sozinho para não dividir os créditos com outras pessoas. Não delegar funções é o primeiro passo para o fracasso do seu negócio de sucesso.
- Não ter um planeamento financeiro
Nem sempre o retorno financeiro será imediato, por isso é preciso gerir bem as finanças e criar um bom planeamento financeiro, saber no que será preciso investir e ter um “fundo de reserva” para que consiga sustentar o seu negócio de sucesso até que os lucros comecem a surgir.
Todos os negócios são dinâmicos, vorazes e consomem energia, tempo e disposição. Por isso mesmo, é normal que, por vezes, os empreendedores se percam em pequenas coisas.