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Liderança. Como encontrar o equilíbrio?

Todos nós esperamos que o líder seja um super-herói, alguém capaz de motivar a equipa, suportar pressões, colocar o seu conhecimento e experiência à disposição para que o grupo alcance resultados. Mas também queremos ser comandados por pessoas que não se sintam intimidadas em momentos menos bons.

Se é dono do seu próprio negócio, sabe a dificuldade de encontrar este equilíbrio e ainda corresponder às expectativas da organização, dos pares e dos funcionários certo? Conheça algumas dicas que o irão ajudar a encontrar o equilíbrio para liderar:

Afetividade na liderança

Um líder cordial, que ouve os colaboradores, considerando as suas opiniões e sentimentos tende a estabelecer uma relação de confiança com o grupo. Na prática, aquele que sente boas intenções nas atitudes do líder tende a partilhar mais informações e a cooperar com o que for necessário, seja em desafios da área, momentos de excesso de tarefas ou atividades que não façam parte da rotina.

Força na liderança

Admiramos pessoas fortes e empreendedoras e, intimamente, também desejamos ser assim. Queremos demonstrar as nossas próprias competências e que os outros as percebam. No ambiente de trabalho, por exemplo, a tendência é de querermos sugerir as melhores ideias, enfrentar desafios, inovar. E desejamos isso também do nosso líder: que ele seja forte, admirável e bem posicionado. Projetar força é manter uma posição firme diante das situações, ter iniciativa, sustentar opiniões e estar disposto a resolver problemas.

O desequilíbrio

Excesso de afetividade no líder tende a despertar nos colaboradores sentimentos de solidariedade e pena. Por outro lado, liderança com muita força e nenhuma afetividade chega a despertar raiva nos colaboradores, que passam a questionar as atitudes do gestor e, em alguns casos, resulta em boicote ao trabalho.

Encontre o equilíbrio entre as forças

Encontrar o equilibro entre projetar afetividade e força pode ser uma tarefa difícil, pois o dinamismo do ambiente de trabalho requer jogo de cintura para perceber qual é o momento adequado para deixar cada uma em evidência. Aqui vão algumas orientações:

Estabeleça conversas sinceras com a equipa

Para projetar afetividade é preciso que as informações sejam transmitidas de maneira clara e objetiva, sem ênfase emocional, porém com um direcionamento positivo e de maneira que eles fiquem cientes da realidade da situação. Franqueza e educação ajudam as pessoas a perceber a intenção do líder.

Desenvolva o seu papel de ouvinte 

Esteja recetivo a ouvir sobre as dificuldades dos seus colaboradores e as ideias que eles têm em mente. Essa atitude mostra que você tem interesse pelo sua equipa. Empreendedores que não adotam esta postura perdem oportunidades valiosas de estreitar o relacionamento com a equipa e melhorar a rotina do trabalho.

Reconheça as suas limitações

É bem visto quando o líder demonstra honestamente os seus pontos fracos e fortes. Claro que os fracos devem ser menos expressivos. Mas este reconhecimento da realidade tem por norma boas repercussões na equipa.

Em síntese, quando um líder sabe que é forte, tende a ser mais aberto, ser menos ameaçador e a sentir-se menos ameaçado. Quando está confiante, tende a projetar autenticidade e afeto nos membros da equipa. Encontre o equilíbrio e boa sorte com a sua liderança!

Veja o artigo em: www.one12.eu/blog

Saiba também como Como Gerir O Seu Negócio Próprio E Vida Pessoal.

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