Franchising e Oportunidades - Consultoria Franchising

UNU

Franchising Imobiliária

Urban Obras

Franchising em Obras e
Remodelações

House Shine

Franchising em Limpezas Domésticas

ALLCAN

Franchising de Coaching & Training

Guard Clean

Franchising para Técnicos em Limpeza

UNU

Franchising em Imobiliária

Branquia

Franchising de Limpeza Comercial

House Shine

Franchising em Limpezas Domésticas

Já conhece a Metodologia dos 5S?

De uma forma resumida, a 5S é uma metodologia proveniente do Japão e tem como objetivo uma melhor organização dos negócios próprios, otimizando a produtividade de toda a equipa de uma maneira muito eficiente pois envolve processos e comportamentos.

Quando um negócio próprio começa a ter maus resultados, numa primeira fase, é indicado olhar para dentro da empresa para tentar perceber o porquê de isso estar a acontecer. Isto porque numa análise criteriosa de todos os processos internos, é possível identificar falhas causadoras desse insucesso. Às vezes, a causa nem está diretamente ligada ao produto ou ao serviço. É algo relacionado com a gestão, a rotina e o comportamento de todos os colaboradores dos negócios próprios.

E para resolver todas essas lacunas, existe a metodologia dos 5S, na medida em que a sua implementação permite uma revisão de todas as atividades executadas internamente, colocando em prática um novo modelo de gestão.

O que significa cada S?

O método é baseado na aplicação de 5 princípios, representados pelas palavras japonesas Seiri (ou “senso de utilização”), Seiton (“senso de organização”), Seiso (“senso de limpeza”), Seiketsu (“senso de normalização”) e Shitsuke (“senso de disciplina”).

Cada um destes termos revela um princípio a ser aplicado no dia a dia dos negócios próprios. Nesse sentido, passamos e explicar o que significam:

Seiri

Este primeiro S refere-se ao uso mais eficiente de recursos e materiais. Nos negócios próprios, isso exige uma reflexão sobre o que é realmente necessário, fazendo um levantamento de todos os documentos, equipamentos, ferramentas e stock da empresa.

Seiton

O Seiton (senso de organização), mostra-nos que a organização é crucial para negócios de sucesso. Na prática, o segundo “S” permite que facilmente consigamos localizar determinado objeto, arquivo ou ferramenta, o que permite uma enorme economia de tempo.

Seiso

No terceiro S, é criada a consciência de que a limpeza é responsabilidade de todos. Assim, cada colaborador do seu próprio negócio é responsável por manter a higiene do seu local de trabalho, zelando também pela boa utilização e manutenção dos espaços comuns.

Seiketsu

O Seiketsu traz consigo o conceito de normalização e de sistematizar os novos valores e padrões impostos por Seiri, Seiton e Seiso. É aqui que são estabelecidas as rotinas e normas que manterão o novo modelo de gestão do seu próprio negócio.

Shitsuke

O Shitsuke permite um monitoramento eficaz dos 5 sensos, trazendo impactos positivos para a gestão, segurança no trabalho e qualidade.

Para isso, os negócios próprios não podem simplesmente exigir mudanças dos seus colaboradores. Convém que seja feito um investimento em capacitação contínua, estimulando a implementação dos novos valores, para que eles passem a fazer parte da cultura organizacional.

A implementação da metodologia 5S, oferece una maior qualidade no processo produtivo dos negócios próprios. Também permite uma redução do tempo de resposta e consegue que as ferramentas e os equipamentos tenham um maior período de vida. Do mesmo modo, com esta metodologia, as perdas são reduzidas, a segurança é maior e há mais participação por parte dos colaboradores devido à criação de uma cultura organizacional, alavancando, assim, negócios de sucesso.

Descubra a oportunidade que mais se adequa a si.
Fale connosco!

Peça hoje mais informações!

Nome*
Email*
Franchising de Interesse
Telefone*
Localidade*