Franquias baratas: Como sair do Brasil e lucrar até R$ 134 mil por mês
Franchising de baixo investimento. A chave do sucesso
Seja temporariamente ou de forma definitiva, morar fora do Brasil é o sonho de muitos brasileiros. Da mesma forma que ter uma renda mensal mais confortável, também faz parte dessa lista de desejos.
Aqueles que não têm tanto apego à terra natal e que partilham a vontade de sair do país, podem incluir nos seus planos o investimento em redes de franquias. E o recomeço deste possível novo empreendedor pode estar em Portugal.
O Grupo NBrand, maior grupo franqueador português, apresenta um modelo de negócio com investimento inicial partindo de € 10,5 mil (cerca de R$ 56 mil). São seis opções de franquias, de segmentos variados, que oferecem ao franqueado um lucro médio mensal de até € 25 mil (cerca de R$ 134 mil).
Nesse sentido, vale destacar que as franquias consideradas mais acessíveis vão até a ordem de R$ 135 mil, conforme a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Nem todas as marcas listadas pelo grupo se enquadram em franquias baratas, mas há opções entre elas.
O Grupo NBrand faturou 92 milhões de euros em 2022 e tem 30% dos seus franqueados composto por brasileiros que vivem no país. A meta é ampliar essa participação para 40%.
E o visto?
O Grupo NBrand explica que o visto de empreendedor (Visto D2) tornou -se a opção mais atrativa, por não exigir valor mínimo de investimento. Custando R$ 653,18 atualmente, segundo o grupo.
Ainda conforme o grupo franqueador, para conseguir essa autorização, o candidato precisa comprovar que possui a capacidade financeira para fazer o investimento de abertura da empresa, além de apresentar um plano de negócios e documentos básicos. Entre eles: cópia do passaporte, fotos, seguro-viagem e certidão de antecedentes criminais emitida pela Polícia Federal nos últimos 30 dias.
Uma vez que o candidato tenha a capacidade financeira para abrir a franquia, o próximo passo é cuidar dos trâmites e decisões para a mudança de país. Nessa etapa, o grupo ajuda o candidato brasileiro com uma consultoria, disponível para avaliar qual a região de melhor adaptação do país.
O grupo também oferece suporte jurídico, incluindo toda a parte de documentações para a transição para Portugal, e consultoria para montar e desenvolver o negócio.
Com 10 unidades, a franquia atua como coaching profissional no desenvolvimento pessoal. Dessa forma, a marca não exige que o empreendedor invista num ponto físico.
O investimento inicial é de € 10,5 mil (R$ 54,6 mil), com prazo de retorno em até 12 meses. A marca oferece um faturamento médio mensal de € 6 mil (R$ 31,2 mil) em até três anos. Já o lucro médio mensal é de € 4,3 mil (R$ 22,36 mil).
A franquia conhecida como academia de empreendedorismo portuguesa também atua como um coaching, auxiliando no suporte e progresso de empresários. A marca atua por meio de áreas ligadas à gestão empresarial.
O investimento inicial é de € 15,5 mil (R$ 80,6 mil), com prazo de retorno de até 12 meses. A marca oferece um faturamento médio mensal de € 16 mil (R$ 83,2 mil) em um prazo de três anos. O lucro médio mensal é de € 11 mil (R$ 57,2 mil).
Desde 2008, a marca atua no segmento de limpeza profissional, um serviço exclusivo para residências e empresas. Com 80 unidades franqueadas em Portugal, o investimento médio inicial para abrir uma franquia da marca é de € 35 mil, o equivalente à cerca de R$ 182 mil. O prazo de retorno é até 24 meses.
O faturamento mensal estimado para o empreendedor, após 3 anos, fica em torno de € 28 mil (R$ 145,6 mil). O lucro médio mensal é de € 7 mil (R$ 36,4 mil).
Com atuação no setor de arquitetura, trata-se de uma rede especializada em todos os tipos de obras. A marca tem 40 unidades presentes em diversas cidades do país.
O investimento inicial é de € 45 mil (R$ 234 mil), com retorno esperado em até 24 meses. O faturamento estimado é de € 60 mil (R$ 312 mil) por mês. Já o lucro médio mensal é de € 14 mil (R$ 72,8 mil).
Fundada em 2022, a Vangor é especializada em design de interiores, mobiliário e decoração. A marca pede um investimento inicial de € 50 mil (R$ 260 mil), com o retorno chegando em até 24 meses. O faturamento mensal é de € 70 mil (R$ 364 mil) após três anos e o lucro médio é de € 25 mil (R$ 130 mil) ao mês.
Franquia do setor imobiliário, a empresa pede um investimento inicial de € 70 mil (R$ 364 mil), com prazo de retorno em até 24 meses. A marca oferece mensalmente o faturamento médio de € 65 mil (R$ 338 mil) em um prazo de três anos. O lucro médio mensal é de € 21 mil (R$ 109,2 mil).