Franchising e Oportunidades - Consultoria Franchising

UNU

Franchising Imobiliária

Urban Obras

Franchising em Obras e
Remodelações

House Shine

Franchising em Limpezas Domésticas

ALLCAN

Franchising de Coaching & Training

Guard Clean

Franchising para Técnicos em Limpeza

UNU

Franchising em Imobiliária

Branquia

Franchising de Limpeza Comercial

House Shine

Franchising em Limpezas Domésticas

Franqueado. Quais as suas obrigações?

Quando decide adquirir uma franquia, vai estabelecer um contrato e uma relação com o master franqueado. Nessa relação existem duas partes que ganham, por um lado a marca que vai expandir os seus próprios negócios e por outro, o novo empreendedor que tem a possibilidade de entrar no mercado sob a alçada de uma marca já consolidada, contando com um modelo de negócio conhecido, bem como com a experiência do franqueador.

E embora a franquia seja uma empresa independente, com autonomia administrativa e financeira, para que esta relação seja saudável e nenhuma das partes saia prejudicada, é importante que tanto o franqueado, como o franqueador cumpram os seus deveres.

O artigo de hoje pretende explanar alguns dos deveres do franqueado. Descubra aqueles que são os mais importantes:

Pagar os royalties

Um dos principais deveres do franqueado é o pagamento dos royalties, que é a forma como o franqueado remunera a franqueadora e que são calculados tendo em conta o faturamento ou o lucro da franquia. E esse valor é pago periodicamente, ou seja, enquanto perdurar a parceria. No entanto, o franqueado não se pode esquecer que ao fechar um contrato de franchising, existem outras taxas que têm que ser pagas.

O ideal é o empreendedor saber previamente todos os valores envolvidos, evitando assim mal-entendidos.

Marketing local

As estratégias de marketing a nível nacional são, em regra, de responsabilidade do master franqueado. Contudo, é dever do franqueado realizar ações de marketing local na região onde a sua franquia está localizada, de forma a atrair clientes. A recomendação é apenas que o empreendedor siga os mesmos padrões e recomendações da rede de franchising que representa, caso contrário, poderá ser punido com multa e outras penalidades estabelecidas em contrato.

Seguir padrões impostos pela rede de franchising

Outro dos deveres do franqueado é seguir os padrões estabelecidos pelo master franqueado, o que relativiza a liberdade de condução do negócio pelo empreendedor, tanto em relação à operação em si, como a gestão, marketing, mix de produtos e serviços.

No fundo, o franqueado terá que zelar pelo cumprimento de todas as cláusulas especificadas no contrato que firmou e que vão variar, tendo em conta a rede de franchising que representa.

Pagamento de taxas previstas, cumprimento de metas de vendas predeterminadas pela marca, aquisição de produtos e serviços de fornecedores autorizados, manutenção do mesmo nível de atendimento, decoração com a mesma identidade visual da franqueadora, compromisso com a administração dos recursos empresariais e fornecimento de relatórios periódicos sobre a operação são alguns exemplos.

O master franqueado fornece suporte, mas nunca será responsável pela gestão do seu próprio negócio. Essa tarefa é sua. Cuide do dia a dia da sua unidade. Isso inclui a supervisão da equipa e das atividades executadas com o intuito de cumprir o sistema da rede de franchising.

Descubra a oportunidade que mais se adequa a si.
Fale connosco!

Peça hoje mais informações!

Nome*
Email*
Franchising de Interesse
Telefone*
Localidade*