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Faça estes 4 exercícios durante uma semana e seja feliz para sempre

O que tem feito ultimamente para ser feliz? Muitos empreendedores respondem que conseguem tirar alguns momentos para si, fora do trabalho e relaxar. Mas no fundo, o que estas pessoas estão a fazer, não é tentar ser feliz, mas sim evitar a infelicidade, a ansiedade e a frustração, características de excesso de trabalho e preocupação constante.

Em entrevista ao New Your Times, Martin Seligman, professor de psicologia na Universidade da Pensilvânia, fala como a psicologia tradicional está mais focada em remover o stress e resolver possíveis traumas, do que ensinar as pessoas a procurar a felicidade. Preocupamo-nos mais em dizer às pessoas como descansar e desligar do seu dia-a-dia, do que a ensinar-lhes a viver com ele.

Na visão do professor, a estratégia mais eficaz para a felicidade, passa por praticar uma cultura que incentive a mesma, um estilo de vida onde o bem-estar prevaleça, aprender a priorizar pensamentos positivos.

Seligman vai mais longe e deixa alguns exercícios, que podem ajudar empreendedores e gestores a encontrar a felicidade.

  1. Identifique sinais de força

Escreva numa folha um momento que o tenha marcado. Não precisa de fazer a sua biografia, muito menos um romance. Escreva sobre um acontecimento feliz, onde tenha sentido boa energia e com as suas forças no máximo. Leia o que escreveu todos os dias, durante uma semana e questione-se: “o que acontece quando estou no meu máximo?  Sou mais criativo? Tenho mais energia? Ajudo melhor os outros?”.

Aponte as suas respostas, elas vão ajudá-lo a chegar ao próximo passo que é organizar e estruturar a sua vida à volta dessas pensamentos.

  1. Encontre o lado bom

Esta é uma técnica que pode não só ajudá-lo a ser mais feliz, como a identificar pequenos aspetos do dia-a-dia, nos quais poderá melhorar. Antes de dormir, guarde 10 minutos do seu tempo e aponte as três coisas que correram melhor durante o dia.  Para cada uma, descreva o seu contributo, para que tal tenha acontecido dessa forma.

Segundo Seligman, o segredo está em mudar o foco das coisas más, para as coisas boas. O seu cérebro vai começar a assimilar esses pensamentos e esses momentos como aqueles em que se deve focar.

  1. Agradeça a alguém

Aproveite para recompensar aquela pessoa especial, que fez algo por si e que ainda não teve oportunidade de lhe agradecer apropriadamente. Escreva sobre o que essa pessoa contribuiu para a sua vida e para a sua felicidade.  A experiência da gratidão é uma experiência única e que lhe pode proporcionar felicidade e aproximá-lo dos outros.

  1. Responda construtivamente

Uma resposta mais elaborada e genuína, pode ajudá-lo a melhorar a comunicação com os outros e atingir facilmente os objetivos que o vão fazer sentir realizado e feliz. Com os amigos, com a família ou no trabalho, mostre verdadeiro entusiamo nas suas respostas.

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