Faça estes 4 exercícios durante uma semana e seja feliz para sempre

O que tem feito ultimamente para ser feliz? Muitos empreendedores respondem que conseguem tirar alguns momentos para si, fora do trabalho e relaxar. Mas no fundo, o que estas pessoas estão a fazer, não é tentar ser feliz, mas sim evitar a infelicidade, a ansiedade e a frustração, características de excesso de trabalho e preocupação constante.
Em entrevista ao New Your Times, Martin Seligman, professor de psicologia na Universidade da Pensilvânia, fala como a psicologia tradicional está mais focada em remover o stress e resolver possíveis traumas, do que ensinar as pessoas a procurar a felicidade. Preocupamo-nos mais em dizer às pessoas como descansar e desligar do seu dia-a-dia, do que a ensinar-lhes a viver com ele.
Na visão do professor, a estratégia mais eficaz para a felicidade, passa por praticar uma cultura que incentive a mesma, um estilo de vida onde o bem-estar prevaleça, aprender a priorizar pensamentos positivos.
Seligman vai mais longe e deixa alguns exercícios, que podem ajudar empreendedores e gestores a encontrar a felicidade.
- Identifique sinais de força
Escreva numa folha um momento que o tenha marcado. Não precisa de fazer a sua biografia, muito menos um romance. Escreva sobre um acontecimento feliz, onde tenha sentido boa energia e com as suas forças no máximo. Leia o que escreveu todos os dias, durante uma semana e questione-se: “o que acontece quando estou no meu máximo? Sou mais criativo? Tenho mais energia? Ajudo melhor os outros?”.
Aponte as suas respostas, elas vão ajudá-lo a chegar ao próximo passo que é organizar e estruturar a sua vida à volta dessas pensamentos.
- Encontre o lado bom
Esta é uma técnica que pode não só ajudá-lo a ser mais feliz, como a identificar pequenos aspetos do dia-a-dia, nos quais poderá melhorar. Antes de dormir, guarde 10 minutos do seu tempo e aponte as três coisas que correram melhor durante o dia. Para cada uma, descreva o seu contributo, para que tal tenha acontecido dessa forma.
Segundo Seligman, o segredo está em mudar o foco das coisas más, para as coisas boas. O seu cérebro vai começar a assimilar esses pensamentos e esses momentos como aqueles em que se deve focar.
- Agradeça a alguém
Aproveite para recompensar aquela pessoa especial, que fez algo por si e que ainda não teve oportunidade de lhe agradecer apropriadamente. Escreva sobre o que essa pessoa contribuiu para a sua vida e para a sua felicidade. A experiência da gratidão é uma experiência única e que lhe pode proporcionar felicidade e aproximá-lo dos outros.
- Responda construtivamente
Uma resposta mais elaborada e genuína, pode ajudá-lo a melhorar a comunicação com os outros e atingir facilmente os objetivos que o vão fazer sentir realizado e feliz. Com os amigos, com a família ou no trabalho, mostre verdadeiro entusiamo nas suas respostas.