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Expansão de franquias com CRM

Quando um negócio próprio tem apenas unidades próprias para gerenciar, uma das principais tarefas é estabelecer uma relação com os seus consumidores, na medida em que eles são os únicos responsáveis pela faturação e consequente sucesso do negócio.

No entanto, quando a rede se trata de uma rede de franchising, a tendência é que se foque na relação com os franqueados. Pois mesmo que o master franqueado deixe de fazer vendas diretas ou atue apenas numa região específica, as unidades franqueadas têm obrigatoriamente de faturar e vender para o consumidor final e, sem o auxílio da marca, elas podem ter bastantes dificuldades.

Por isso, o desafio de fazer uma boa gestão das franquias é um problema bastante comum nas redes de franchising e a boa noticia é que o CRM pode ser um verdadeiro aliado!

Muitos negócios próprios pensam que esse sistema é exclusivo para empresas que têm apenas unidades próprias, mas isso não é verdade. O CRM pode ser, inclusive, uma forma de ajudar na integração e padronização das franquias nas redes de franchising.

Mas o que o CRM?

CRM são as iniciais de “Customer Relationship Management” ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente e reúne um conjunto de práticas, estratégias e tecnologias que um negócio próprio utiliza focado no cliente. Ou seja, é um software que gerência a relação com o cliente visando a sua satisfação e fidelização a partir da automatização e organização dos processos, ajudando a reduzir custos e aumentar os lucros do seu próprio negócio.

E porque usar um CRM para a expansão das franquias?

Escolher um CRM para a sua franquia pode trazer diversas vantagens para o desenvolvimento do seu próprio negócio e sucesso dos seus franqueados.

Conheça os principais benefícios:

  1. Padronização dos registos

Ao adotar um sistema de CRM, todos os clientes das suas franquias serão registados numa única base e com as mesmas informações. Dessa forma, o empreendedor não corre o risco de ter uma unidade apenas com o nome e o telefone dos consumidores, enquanto noutra tem o nome e o e-mail!

  1. Facilidade de comunicação entre master franqueado e franquias

Os CRM específicos para franquias permite uma melhor comunicação entre a rede de franchising e que o master franqueado tenha acesso às informações dos clientes registados pelas franquias. Ter esses dados pode ser bastante importante para gerar insights sobre o comportamento do público consumidor e otimizar os produtos e processos do seu próprio negócio.

  1. Organização

Com o CRM, a rede de franchising pode desenvolver estratégias de captação e fidelização de clientes de uma forma organizada e efetiva. Muitos CRM têm, por exemplo, plataformas de e-mail marketing e nutrição de leads, que são fundamentais para conversão de contactos.

  1. Maior produtividade

A automatização beneficia a produtividade com uma redução de consumo de recursos porque, uma vez que os processos são mais ágeis e automáticos, os funcionários da rede de franchising podem-se focar em tarefas que exigem um grau de personalização maior. Além disso, manter essas tarefas mais burocráticas no CRM é mais barato do que passá-las a um funcionário, o que contribui para reduzir os custos da operação e maximizar os ganhos.

  1. Maior competividade

Ter um CRM para a sua rede de franchising, pode ajudar a captar franqueados, afinal, demonstra que o seu negócio de sucesso é fácil de gerir e que sua marca oferece ferramentas que ajudam o franqueado a prosperar.

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