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Existe algum mercado novo para explorar?

Descobrir mercados por explorar é fundamental para empreendedores que pretendem abrir um negócio próprio.

Com essa descoberta, o empreendedor conseguirá aumentar as chances de sucesso do seu empreendimento e garantir o seu crescimento ao longo do tempo.

Mas como saber se existe algum mercado novo para explorar? Com uma pesquisa de mercado!

A pesquisa de mercado é uma importante ferramenta que vai orientar os empreendedores, dando-lhes as ferramentas e os conhecimentos necessários do mercado, para uma melhor definição das estratégias empresariais.

Estas ferramentas possibilitam uma visão ampla do próprio negócio, considerando todos os componentes do mercado que vão impactar na atuação da empresa, esteja ela em momento de criação ou de inovação, expansão ou relocalização.

Será feita a análise do macro e microambiente em diferentes aspetos, como é exemplo a exploração de novos mercados.

Para o empreendedor determinar se, de facto, existe algum mercado novo para explorar e se vai ter sucesso na região onde vou estar localizado, em primeiro lugar, deve verificar se esse mercado realmente existe. Para isso, o empreendedor deve procurar empresas semelhantes à sua para estimar o tamanho e a composição das mesmas, deve observar as tendências mais visíveis e descobrir os segmentos de mercado para facilitar o seu trabalho.

Caso encontre um mercado perfeitamente equilibrado, no qual há concorrência e simultaneamente um espaço vazio para o seu próprio negócio, o empreendedor deve perceber se esse mesmo mercado está saudável ou se está em declínio. Para isso, pode usar a ferramenta Market Explorer, na qual basta filtrar os dados históricos de tráfego do mercado.

Caso esteja interessado num novo mercado geográfico, o empreendedor deve tentar perceber porquê que ainda não existe oferta dos mesmo serviços/produtos nessa região em particular. A resposta pode estar relacionada com riscos políticos, uma economia instável ou uma situação de mercado volátil.

Por vezes, os países emergentes podem parecer uma opção lucrativa, mas os hábitos dos consumidores podem se mostrar muito específicos e diferentes.

Além disso, é importante que o empreendedor analise os hábitos dos consumidores e as suas necessidades e interesses.

Conhecer a sua Buyer Persona é um dos elementos principais para entrar num mercado movo.

Uma maneira de entrar na cabeça do cliente de um concorrente é tornar-se o cliente do concorrente. Dessa forma, o empreendedor obterá as informações mais práticas.

Para o ajudar, responda às principais perguntas “por que” por trás do produto/serviço que tem para oferecer:

  • Porquê que as pessoas precisam desse produto/serviço?
  • Porquê que as pessoas compram esse produto de uma empresa em particular? (As razões podem ser muito diferentes, desde o preço até ao design)
  • Porquê que acredita que pode competir com a concorrência?

Tente perceber como é que o seu próprio negócio se pode diferenciar, ajustando, caso necessário, a oferta, de forma a ter um empreendimento de sucesso.

Descubra a oportunidade que mais se adequa a si.
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