Era Digital: 5 Dicas para implementar no seu escritório

A era digital e as novas tecnologias estão a mudar não só a forma como comunicamos, mas também a forma como as empresas se relacionam com os clientes. A transformação digital é uma realidade e a mudança é praticamente inevitável, mesmo para as organizações que estão há mais anos no mercado. Para ser competitivo é necessário adotar e aceitar a mudança. Empresas tradicionais podem ter maiores dificuldades para integrar o seu negócio no mundo digital. Saiba por onde pode começar.
- Progrida de forma gradual
Todas as empresas têm a sua cultura e os seus procedimentos. Se o negócio próprio surgiu antes da era digital é compreensível que leve mais tempo adaptar-se a determinadas ferramentas comparativamente a um negócio ou empresa que surgiu num mercado completamente digital.
Mudar estruturas antigas traz sempre problemas organizacionais complexos, levando muitas vezes funcionários e administrativos a questionar a própria eficácia dos mesmos. Se a sua empresa está no mercado há muito tempo, a melhor forma de implementar o quer que seja é mudar de forma progressiva.
Um negócio próprio consolidado e com provas dadas de sucesso deve optar por ter um plano de evolução gradual.
- Eduque os seus colaboradores
Os seus colaboradores podem ser uma barreira difícil de transpor. Se mudar a cultura da empresa pode originar problemas complexos, imagine o que acontecerá se começar a obrigar os seus funcionários a usar tecnologias que os próprios desconhecem. Impor aos seus colaboradores o uso e domínio de softwares complexos, dos quais nunca ouviram falar poderá não ser o melhor caminho.
A solução para uma transição mais tranquila passa por informá-los e consciencializá-los dos benefícios da adoção das novas tecnologias, quer na rentabilidade, como na produtividade. Para além de manter os seu colaboradores informados, é fundamental planear o investimento em formação. A formação é uma peça essencial para que os seus colaboradores consigam aprender a lidar com estas novas ferramentas.
- Eduque os seus clientes
Para além dos colaboradores, os clientes também podem levantar constrangimentos no processo de mudança para o digital. Forçar o cliente a comprar online quando este está habituado a comprar fisicamente pode levantar algumas reclamações ou até resultar na perda de nichos de mercado.
Trabalhe com o cliente, ofereça suporte e apoio técnico para que este não tenha que contornar o processo sozinho. Dê sempre alternativas aos seus clientes, afinal o empreendedor é o mais interessado em vender o produto ou serviço.
- Foque nos resultados
Um dos maiores problemas da era digital é a abundância de informação e um sem número possibilidades, que podem levá-lo a desviar do seu objetivo. Na mudança para o digital é importante analisar o que é ou não aplicável ao seu negócio próprio e o que poderá ou não usar para alcançar melhores resultados. Nem tudo o que existe na era digital é aplicável. Se uma determinada rede social é impulsionadora de vendas numa empresa, isso não quer dizer que vai fazer automaticamente o mesmo na sua.
Estipule algumas diretrizes, acompanhe métricas e indicadores de desempenho para todas as soluções que usar, só assim é possível perceber o que está ou não a gerar melhores resultados. Partilhe os resultados positivos com a sua equipa para que esta se sinta parte do processo de mudança.