Email marketing. Como usar?

Sabia que o email marketing permite uma comunicação “one to one” com o seu público alvo, sendo que existe um consentimento prévio para que exista este tipo de comunicação, existindo, por isso, a garantia de que a pessoa que está a receber a informação está interessada nos conteúdos, produtos e/ou serviços do seu próprio negócio?
Pois é, o email marketing é uma ferramenta poderosíssima no marketing digital, possuindo a enorme capacidade de reter o seu público-alvo e o converter em vendas.
O conteúdo de um email marketing pode variar bastante e as suas utilizações podem ir desde a divulgação de novos posts no blog do seu próprio negócio ou a abertura de uma nova unidade de franchising, por exemplo.
Conheça alguns exemplos de email marketing que pode utilizar para comunicar com o seu público-alvo:
Newsletter
Este formato é excelente para manter o contacto do seu empreendimento com todos os que ainda não estejam prontos para a compra porque, por norma, a newsletter é utilizada para a divulgação de notícias, dicas e artigos sobre os assuntos de interesse. Lembre-se de enviar conteúdos de qualidade, para que a sua newsletter seja lida.
Email promocional
O email promocional tem como objetivo a promoção de alguma oferta, para gerar uma conversão.
Funciona como uma isca digital, podendo ser, por exemplo, o download de um infoproduto, como um ebook.
Email sazonal
O email sazonal foca-se em datas comemorativas, por exemplo. O seu conteúdo está mais focado em parabenizar o lead ou cliente por alguma razão.
Atualizações do blog
Se o site do seu próprio negócio possuir um blog, pode avisar os destinatários que foi postado conteúdo novo.
Porém, lembre-se que é importante que o empreendedor desperte o interesse de quem vai receber o seu email marketing.
O ideal é que mantenha a mesma linha que despertou o interesse no primeiro contato, de forma a conduzir os leads até o final do funil de vendas e deixá-los prontos para a abordagem do vendedor.
Para começar a usar o email marketing no seu próprio negócio, o empreendedor deve escolher um software específico para esse efeito, de forma a automatizar o envio. Existe uma panóplia de opções à sua disposição. No entanto, um dos que destacamos hoje é o MailChimp. Além de ele oferecer uma conta gratuita até 2000 subscritores, é provavelmente o software mais simples de utilizar no mercado, sendo um dos que é mais usado em todo o mundo.
Uma das vantagens na sua utilização é a possibilidade de automação de emails. Com isso, consegue responder de forma a todas as campanhas.
Com estas noções básicas sobre o email marketing, já pode começar a trabalhar as suas estratégias de relacionamento com o seu público-alvo. Se conseguir direcionar a sua mensagem de forma eficiente, terá resultados incrivelmente positivos no seu próprio negócio.