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Dicas para fazer uma boa apresentação em menos de 20 minutos

O tempo é o bem mais escasso, sobretudo no mundo dos negócios de sucesso, certo? E vender bem uma ideia de negócio é um desafio para qualquer empreendedor, certo?

Saiba como se preparar para isso. É bom ter um plano de contingência pensado para brilhar mesmo quando ele escasseia.

O cenário é-lhe familiar, desde os bancos da faculdade até às salas de reunião do seu próprio negócio. Tem uma apresentação para fazer, está preparado, reuniu toda a informação que conseguiu de modo a torná-la o mais completa possível. Já fez as contas e precisa de uns 30 minutos, mas afinal a agenda da reunião apertou-se e não terá mais do que 20 para o fazer.

Como conseguir focar todos os pontos importantes e fazer uma apresentação da sua ideia de negócio clara e concisa sem deixar nada de fora?

Não desespere. É importante que, como empreendedor, tenha um plano B preparado para apresentar a informação essencial de forma organizada, sempre que o tempo escasseia.

Se já conhece estes 3 Passos Para Brilhar na Apresentação do Seu Negócio Próprio, descubra agora estas dicas que o irão ajudar:

Evite falar mais depressa

A solução para conseguir dizer tudo o que é importante não passa por falar mais rápido. Não conseguirá fazer-se entender bem e sua audiência não irá reter nenhuma ideia de negócio importante; só deixará todos ainda mais confusos se entrar em modo supersónico.

Comece pelas conclusões

Quando o tempo urge, o mais importante é priorizar a informação e pensar que o mais importante deve ser dito primeiro. Exponha as suas conclusões ou ideia de negócio logo no início da apresentação. O tempo restante será para mostrar os dados e informações que lhe permitiram chegar a elas. Não há nada pior do que o empreendedor ficar sem tempo antes de chegar ao essencial e depois ter de disparar meia dúzia de frases em jeito de conclusão.

Duas técnicas para estruturar a sua apresentação:

Há duas técnicas eficazes para o empreendedor organizar a sua apresentação, mas o essencial de ambas é que estabelecem uma prioridade, com os pontos e mensagens mais importantes a serem apresentados primeiro.

  1. Por níveis ou camadas

É uma forma de estruturar a sua apresentação das camadas interiores (com as mensagens mais importantes) para camadas exteriores, com informações de prioridade mais baixa, que pode descartar mais facilmente se começar a ficar sem tempo. A mensagem principal do empreendedor compõe a primeira camada, no início da apresentação.

Na segunda camada de ideias o empreendedor apresenta os principais dados, informações ou argumentos que justificam ou dão suporte à sua ideia-chave e que estão mais diretamente ligados a ela. Em terceiro lugar aparecem os pormenores ou explicações um pouco mais detalhadas sobre cada um desses pontos no nível dois.

  1. Por módulos

O empreendedor inicia a apresentação com a sua ideia de negócio, mas não dá de imediato todos os pontos essenciais que a suportam. Em vez disso, vai apresentar cada um deles como se fosse um módulo temático, com os seus detalhes e dados mais relevantes. Se o tempo escassear, o empreendedor pode escolher deixar simplesmente um módulo menos importante para outra ocasião.

Este tipo de estrutura de apresentação resulta melhor naqueles casos em que é mais eficaz explicar e documentar um ou dois argumentos exaustivamente, do que tentar apresentar meia dúzia deles de forma mais superficial ou atabalhoada.

Não esqueça a parte visual

Provavelmente, como empreendedor, vai querer reforçar, explicar melhor e dar mais impacto à sua mensagem através da apresentação dos seus dados ou argumentos em forma de gráficos, números, imagens ou citações.

Organize-os segundo a forma de apresentação que prefere (por camadas ou módulos) para irem acompanhando o seu discurso. Pode até guardar no seu computador duas versões diferentes para cada tipo de apresentação, prontas a usar se tiver que se decidir na hora por uma delas.

Pouca coisa desconcentra tanto quem assiste e quem apresenta como ter slides fora da ordem. Relativamente fácil de fazer e usar, o formato powerpoint continua a ser um dos mais populares para esta tarefa.

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