Franchising e Oportunidades - Consultoria Franchising

UNU

Franchising Imobiliária

Urban Obras

Franchising em Obras e
Remodelações

House Shine

Franchising em Limpezas Domésticas

ALLCAN

Franchising de Coaching & Training

Guard Clean

Franchising para Técnicos em Limpeza

UNU

Franchising em Imobiliária

Branquia

Franchising de Limpeza Comercial

House Shine

Franchising em Limpezas Domésticas

Dicas para escolher o sucessor do CEO

O futuro do seu negócio próprio, nomeadamente o seu sucessor, não é dos assuntos mais fáceis de serem discutidos. Pensar num substituto, seja ele herdeiro ou um profissional indicado, pode parecer ao empreendedor um tema remoto, que está longe de acontecer.

No entanto, trata-se de um momento crucial na vida do seu próprio negócio, independentemente da sua dimensão, pois a sua sucessão requer atenção e um processo cuidadoso e estruturado, especialmente quando se trata de empresas familiares.

Por norma, no mundo dos negócios de sucesso, as empresas levam anos para realizar essa mudança. Afinal de contas, a escolha terá grande influência nos resultados e na perenidade do sucesso do negócio e não pode ser feita de qualquer maneira.

Por isso, entender as características necessárias do sucessor de um empreendedor é muito importante. E fazê-lo com antecedência melhora as probabilidades de essa transição ser realizada com a escolha da pessoa certa.

Siga as dicas que lhe damos hoje para escolher o melhor sucessor do seu próprio negócio:

Competência

O sucessor do empreendedor precisa ser preparado para o cargo que irá ocupar. É necessário que ele tenha conhecimentos para tal função. Por isso, uma das características principais é a competência. Profissionais que possuem capacidades técnicas para gerir um negócio próprio são bons candidatos à sucessão.

Seleção interna

O empreendedor também pode investir a longo prazo em talentos que já estão nos quadros do seu próprio negócio, em vez de procurar executivos no mercado que não estejam tão familiarizados com a cultura organizacional. Os potenciais sucessores do empreendedor deverão ser submetidos a um treino intensivo para chegar ao cargo de topo.

Sucessão em empresas familiares

No caso do seu próprio negócio ser uma empresa familiar, o processo de sucessão do empreendedor pode tornar-se mais complicado, se não existir ninguém na família com o perfil adequado para herdar a liderança. Uma estratégia poderá passar por treinar desde muito cedo as gerações mais novas para o cargo.

Sem medo de novos desafios

Receber a liderança de um negócio próprio, seja ele pequena, médio ou grande, é um desafio. Por isso, o sucessor do empreendedor deve se mostrar motivado. Mostrar-se motivado para desempenhar esse papel e a superar cada adversidade. A procura constante da melhoria dos resultados e do aumento da qualidade do trabalho executado também caracteriza o perfil de um sucessor de negócios de sucesso.

Recorrer à ajuda de caça talentos

O empreendedor também pode eleger o próximo CEO do seu próprio negócio recorrendo a consultores especializados em “headhunting”, ou seja, “caça talentos”, que vão olhar para o mercado e selecionar um grupo de candidatos para o cargo. Estes profissionais ajudam a determinar o perfil certo para a função em questão.

Liderança

Ser um líder é uma característica essencial de qualquer empreendedor, mas a liderança de um sucessor deve ir além. A conquista da confiança dos colaboradores do seu próprio negócio, sem enfraquecimento das regras deve ser realizada de forma correta

No começo da gestão do negócio próprio, é inevitável surgirem comparações entre os dois empreendedores. Por isso, o sucessor de um negócio de sucesso carrega o fardo de ter que administrar de acordo com sua própria personalidade, sem abandonar o modo de gestão do seu antecessor.

Um sucessor, para ser bom um líder, deve ter capacidade de influência e persuasão, boa comunicação, argumentação e conseguir expor as suas ideias sem se mostrar autoritário.

Descubra a oportunidade que mais se adequa a si.
Fale connosco!

Peça hoje mais informações!

Nome*
Email*
Franchising de Interesse
Telefone*
Localidade*