Descubra os 30 conceitos que todos os empreendedores deveriam saber
Todos os empreendedores de sucesso deveriam saber que o conhecimento é fundamental para tirar a sua ideia de negócio do papel e começar o seu próprio negócio. Não acredita? Pois deveria. Afinal o conhecimento tem a incrível capacidade de transformar o empreendedor numa pessoa melhor e com mais capacidades de encontrar o caminho certo.
Em muitos casos, os negócios próprios conhecem o insucesso porque o empreendedor tomou decisões erradas. E por quê o empreendedor tomou decisões erradas? Por diversos motivos, mas principalmente porque não tinha o conhecimento necessário para analisar os factos sob a melhor perspetiva.
Quando utilizado da maneira correta, o conhecimento transforma-se em inteligência e a inteligência é deveras importante para que um negócio próprio caminhe na direção do sucesso.
Empreender exige inteligência, o que por sua vez exige conhecimento. Por isso, porque não investir em conhecimento antes de avançar com a criação do próprio negócio? A probabilidade de criar um negócio de sucesso será muito maior, na medida em que o empreendedor estará preparado para lidar com os desafios que aparecerão ao longo do caminho.
Para que o seu conhecimento fique ainda mais completo, o artigo de hoje reúne 30 conceitos habitualmente usados no mundo do empreendedorismo:
- Ação
Fração da propriedade ou do capital social de um negócio próprio, representada sob a forma de um título de capital.
- Acelerador de empresas
Programas de desenvolvimento para negócios próprios, com duração entre três e oito meses, vocacionados para o contacto direto com ‘coachs’ e mentores e para a captação de investimento. Os aceleradores são financiados com capital privado e apoiam sobretudo ‘startups’, empresas de alto potencial de crescimento.
- Ativo circulante
Ativos que não têm caráter duradouro ou permanente num negócio próprio. São ativos de prazo mais curto e de maior liquidez, tais como os depósitos à ordem, os débitos sobre terceiros e as existências.
- Balanço
Documento contabilístico que espelha a posição financeira de um negócio próprio num determinado momento, listando os bens e os direitos (o ativo), e as obrigações da empresa perante terceiros (o passivo).
- Benchmarking
Processo contínuo de avaliação e comparação do nível de desempenho das melhores empresas do mercado, com o objetivo de obter melhorias de desempenho. Este tipo de análise utiliza a concorrência como termo comparativo, podendo também utilizar empresas ligadas a outros setores de atividade
- Break-even
Indicador mais importante de um plano de negócios. É atingido quando os custos de um negócio próprio são iguais às suas receitas. O conceito é utilizado para se perceber qual o mínimo de vendas que a empresa precisa de gerar para se tornar auto-sustentável.
- Business Angel
Investidor privado que realiza investimentos em negócios próprios em fase de desenvolvimento com grande potencial de crescimento. Participa nos projetos através da sua capacidade financeira e contribui com a sua experiência e rede de contactos.
- Capital de Risco
Os fundos de capital de risco apoiam empresas de pequeno e médio porte já estabelecidas e com potencial de crescimento. Com duração média de cinco a sete anos, os recursos investidos financiam as primeiras expansões, levando os negócios de sucesso a novos patamares no mercado.
- Cash flow
Indicador financeiro que mede os fundos gerados por um negócio próprio ao longo de um determinado exercício. Distingue-se dos lucros pelo facto de incorporar também as provisões e amortizações.
- Chief Executive Officer (CEO)
O CEO, ou presidente executivo, é o principal responsável pelas atividades de um negócio próprio. Por norma, é o título também atribuído ao Presidente do Conselho de Administração.
- Coworking
Coworking é um conceito que consiste na criação de espaços de trabalho partilhados por empreendedores e profissionais independentes. O objetivo passa por partilhar todos os recursos necessários ao funcionamento de um negócio próprio ou projeto o que na maioria do casso permite um ambiente mais informal.
- Crowdfunding
Alternativa de financiamento colaborativo que conta com a ajuda da comunidade para doações anónimas, de forma a financiar determinado projeto através de uma plataforma online. O objetivo viabilizar projetos de cariz social, cultural ou empresarial que não teriam apoios ou financiamento pelas vias mais tradicionais de financiamento.
- EBITDA
A sigla deriva da expressão em inglês “earnings before interest taxes, depreciation and amortization”. Ou seja: é o lucro que um negócio próprio regista antes dos juros, impostos, depreciações e amortizações. Traduz os lucros operacionais obtidos por uma empresa e permite ainda aferir a capacidade de uma empresa em gerar fluxos de caixa através do seu negócio.
- Factoring
Atividade de uma instituição financeira especializada na compra de créditos que diversas empresas detêm sobre os clientes e respetiva cobrança, assumindo o risco de incumprimento pelos devedores.
- Franchising
Franchising é uma estratégia de expansão que passa pela venda do direito de usar a marca ao franchisado. Nesse direito estão incluídos o acesso a informação crítica do negócio, seu modelo de distribuição exclusiva e infraestrutura de marca com vista a aumentar o impacto do produto ou serviço.
- Fundo de Maneio
Recursos financeiros utilizados para cobrir os custos do dia-a-dia de um negócio próprio para garantir o equilíbrio entre o pagamento de despesas e o recebimento da receita de clientes.
- Incubadora de empresas
São espaços onde as empresas jovens podem instalar-se e onde recebem apoio na concretização de uma ideia de negócio (acesso a financiamento, apoio logístico, redes de empreendedores). O tempo de permanência numa incubadora pode variar entre 12 e 24 meses, normalmente.
- Intra-empreendedorismo
O “empreendedorismo corporativo” é uma abordagem empreendedora para a resolução de problemas dentro de um negócio próprio, com o objetivo de aumentar a motivação das pessoas e favorecer o alcance de resultados positivos, concretos e mensuráveis na produtividade e na inovação.
- Liquidez
Possibilidade de converter rapidamente um ativo da empresa em moeda corrente (meios líquidos) sem que haja uma perda significativa no valor. Por exemplo, o dinheiro em caixa de uma empresa é um ativo líquido.
- Mais-valia
Diferença positiva entre o preço de venda de um ativo e o seu preço de compra ou produção. Quando essa diferença é negativa, designa-se por menos-valia.
- Networking
“Trabalhar em rede”, em português, este conceito significa ter ou estabelecer uma rede de contactos. “Fazer networking” é uma das melhores formas de ampliar a quantidade e qualidade de seus contactos profissionais e transformá-los numa mais-valia para o seu negócio de sucesso.
- Nicho de mercado
Pequeno segmento de mercado constituído por um conjunto de consumidores com um perfil homogéneo e perfeitamente identificável.
- Obrigações
Valores mobiliários que, representativos de dívida de médio e longo prazo de uma entidade em relação a terceiros, conferem ao seu titular o direito a recebimentos periódicos de juros durante a vida útil do empréstimo e ao reembolso do capital na data de maturidade do empréstimo.
- Papel Comercial
O Papel Comercial são valores monetários, representativos de dívida de curto prazo (até um ano), emitidos por empresas sólidas e habitualmente vendidos a desconto.
- Pitch
Apresentação rápida de uma ideia do negócio em aproximadamente (entre 30 segundos e dois minutos, no máximo) que serve para apresentar produtos ou serviços a clientes, ideias de negócio a ‘business angels’, ou potenciais financiadores com o objetivo de provocar interesse, iniciar uma negociação, ou fechar uma venda.
- Rating
Classificação de um negócio próprio ou instituição de acordo com o seu nível de risco. A avaliação pode incidir genericamente sobre a empresa/instituição, tendo em conta a sua situação económico-financeira e perspetivas de lucros, ou, especificamente, sobre o seu risco de crédito, considerando a capacidade de cumprimento do serviço das dívidas.
- Retorno do Investimento (ROI)
O ROI é utilizado para aferir qual o retorno financeiro que uma empresa pode obter face ao capital investido. Para isso, divide-se o resultado pelo total do investimento e obtém-se a rendibilidade.
- Spin-off
Criação de uma nova empresa de produtos ou serviços inovadores a desagregando-o da “empresa-mãe”.
- Stakeholders
Stakeholders são todos os “interessados” no negócio, sejam eles sócios da empresa, acionistas, funcionários, clientes ou comunidade em geral e seus segmentos.
- Startups
Uma ‘startup’ é uma empresa, normalmente de base tecnológica, com um modelo de negócios repetível e escalável, que possui elementos de inovação e trabalha em condições de extrema incerteza.