Franchising e Oportunidades - Consultoria Franchising

UNU

Franchising Imobiliária

Urban Obras

Franchising em Obras e
Remodelações

House Shine

Franchising em Limpezas Domésticas

ALLCAN

Franchising de Coaching & Training

Guard Clean

Franchising para Técnicos em Limpeza

UNU

Franchising em Imobiliária

Branquia

Franchising de Limpeza Comercial

House Shine

Franchising em Limpezas Domésticas

Descubra como reduzir o medo de falar em público

Um empreendedor de sucesso tem que reunir algumas valências. É preciso saber, entre outras coisas, gerir equipas, manter a produtividade dos colaboradores e promover o seu bem-estar, criar ideias de negócio inovadoras, desenvolver projetos competitivos, conhecer a concorrência e ser um comunicador nato.

Isto porque, comunicar eficazmente é fundamental para levar a cabo reuniões de sucesso, onde são apresentados projetos ou resultados importantes para o seu próprio negócio.

Porém, acontece com bastante frequência que empreendedores bastante profissionais e excelentes líderes, que sabem tudo sobre determinado assunto, tenham que fazer uma apresentação. Mas quando chega a hora de falar o quê que acontece? Começam a tremer, as mãos ficam suadas e a sua frequência cardíaca aumenta.

E porquê que isto acontece? Falar em público incomoda-os? Têm medo de errar? Timidez? Falta de confiança? Este medo e esta insegurança em situações de convívio social pode atrapalhar bastante a vida destes empreendedores e até passar uma imagem errada sobre as suas competências.

Se é empreendedor e sente medo de falar em público, leia as dicas que lhe deixamos hoje. São dicas simples, mas bastante eficientes e pode coloca-las em prática o quanto antes!

Treine na frente do espelho

É uma técnica bastante utilizada. O empreendedor deve colocar-se à frente do espelho e fazer toda a sua apresentação quantas vezes for necessário até tê-la de cor na cabeça. E pode falar o quão alto quiser, porque não tem mais ninguém para ouvir.

Comece com calma

O início é sempre complicado, por isso, se o empreendedor já tiver a sua apresentação memorizada, será muito mais fácil assumir o seu posto como orador pois não vai para o desconhecido. Outra boa opção é ter algum objeto para colocar as mãos e realizar pequenas atividades, como mexer no microfone e arrumar as folhas da apresentação.

Olhe para o fundo da sala

É uma técnica que ajuda muito os empreendedores novatos. Olhar para a plateia pode ser muito intimidador para quem não possui muita experiência de falar em público e focar o seu olhar no fundo da sala evita que isso aconteça. Porém, à medida que for perdendo o medo, o empreendedor deve direcionar o seu olhar para o público, pois isso dá uma empatia e uma qualidade de apresentação melhores.

Mantenha uma postura de confiança

Se o empreendedor mantiver uma postura de confiança, transmite ao interlocutor a imagem de segurança e eleva a sensação de autoconfiança. Para isso, o empreendedor pode apoiar os braços sobre a mesa enquanto inclina o tronco para a frente ou até mesmo cruzar os braços com os ombros para trás e erguer levemente a cabeça.

Perceber a plateia é importante

É bastante importante que o empreendedor estude o seu público com antecedência e entenda alguns detalhes. Posição profissional, idade e nível de escolaridade são alguns pontos importantes que o vão ajudar a adequar o seu discurso. Portanto, o empreendedor deve certificar-se que conhece bem o seu público, de forma a ser assertivo.

Respire fundo

Sempre que achar necessário, o empreendedor pode contar ate 5 e respirar fundo. Este pequeno exercício de respiração, pode ajudá-lo a conseguir manter-se relaxado durante toda a sua apresentação e é essencial pois permite libertar a tensão do corpo acumulada e ficar calmo mais rapidamente.

Seja positivo

Por último, seja positivo e acredite em si. Mentalize o sucesso de sua apresentação e cerque-se de pessoas que apoiam e desejam o seu sucesso.

Descubra a oportunidade que mais se adequa a si.
Fale connosco!

Peça hoje mais informações!

Nome*
Email*
Franchising de Interesse
Telefone*
Localidade*