Conhece a psicologia das cores?

O logótipo e a marca do seu próprio negócio são o cartão de visita da sua empresa. São uma primeira apresentação a um potencial cliente. Logo, a imagem a que está associada a sua empresa deve refletir a marca, sendo que a cor que escolhe para representar o seu próprio negócio deve refleti-lo convenientemente.
Por isso, antes de criar a marca do seu próprio negócio, estude o significado psicológico das cores no mundo dos negócios. Para escolher a cor certa, tem de entender primeiro o significado psicológico que elas assumem!
Azul
A cor azul simboliza honestidade, lealdade, responsabilidade e conservadorismo. Sugere uma sensação de tranquilidade e por isso instiga o consumidor a confiar na sua marca. Relativamente aos tons, o azul claro pode ser associado a limpeza e paz e estimula a produtividade e transmite uma ideia de sucesso, mas atenção que diminui o apetite.
Não é a cor certa para negócios próprios de restauração. O azul-escuro, por seu lado, é um tom mais corporativo, que revela poder e confiança. Ideal também para negócios próprios seguros, ambiciosos e determinados.
Vermelho
A cor vermelha simboliza ação e paixão. É estimulante e por isso muito utilizada em campanhas de marketing de liquidações e ações promocionais, pela sua capacidade em conquistar os consumidores compulsivos.
O vermelho também é utilizado em sinalética, por exemplo sinalizações de urgência, para chamar a atenção do consumidor e obriga-lo a refletir antes de tomar uma decisão. É a cor ideal para negócios próprios de fast food, por exemplo, porque estimula o apetite mas também é uma aposta segura em negócios que envolvam velocidade e ação.
O vermelho tem também um lado mais obscuro, pois pode transmitir raiva, agressão e vingança e é por isso que deve ter cuidado na sua utilização: para usar esta cor deve ter um negócio próprio muito confiante no seu produto/serviço. E não o faça se o seu ramo se relaciona com lazer, tendencionalmente o vermelho pode significar uma recusa neste campo.
Verde
A cor verde simboliza equilíbrio, segurança, riqueza e crescimento. É associada à natureza, ao meio ambiente, compaixão e carinho. Por se ligar a questões ambientais, transmite uma ideia de saúde, rejuvenescimento e equilíbrio emocional.
É comumente utilizada em negócios próprios relacionados com saúde, pois é o tom ideal para relaxar os pacientes/visitantes mas também em empreendimentos relacionados com o ambiente, jardinagem, golfe, assistência social e instituições de solidariedade. O empreendedor pode usar o verde se pretende transmitir aos seus clientes uma sensação de estabilidade e tranquilidade e se deseja reforçar a ideia de ponderação e coerência.
Laranja
A cor laranja simboliza otimismo. É uma cor alegre, positiva, ativa e vibrante que transmite energia e dá ânimo. O empreendedor pode usar se pretende atrair consumidores que podem ser estimulados pela vertente criativa. Para muitos empreendedores, o laranja é uma alternativa ao vermelho porque é mais suave e por isso mais agradável aos olhos que o vermelho.
Também transmite calor, excitação, entusiasmo, mudança, expansão e dinamismo. É a cor ideal para restauração, comunicação e grupos comunitários. Se tem um negócio próprio relacionado com viagens ou desportos de aventura, use o laranja que ele vai chamar toda a atenção dos seus potenciais consumidores. Trata-se de uma excelente cor para anunciar ações imediatas e impulsivas. Se detém uma marca, opte pelo laranja apenas se representar uma empresa criativa, amigável, alegre e confiante. Ideal para produtos e serviços com espírito jovem.
Amarelo
A cor amarela simboliza otimismo, por ser uma cor animada e acolhedora. É excelente se o objetivo do empreendedor for o de chamar a atenção para determinados detalhes nos seus produtos ou serviços. É uma cor usada para estimular a mente, porque se relaciona com a lógica, mas também aguça o apetite.
O empreendedor pode usá-la se precisa de ajuda para instigar a tomada de decisão dos seus consumidores. Se utilizar diferentes tonalidades de amarelo consegue atrair o olhar do cliente para algum elemento-chave. Uma ótima ideia para call to actions. Em negócios próprios, o amarelo, por ser uma cor positiva, passa a ideia de transparência e por isso é eficaz em negociações. A cor ideal para networkers, jornalistas, professores, animadores, artistas. Mas atenção, não exagere porque muito amarelo produz ansiedade.
Turquesa
A cor turquesa simboliza versatilidade e criatividade. É ideal para negócios próprios relacionados com o ensino (salas de aula, formadores e professores, por exemplo) porque representa a clareza de pensamento e de comunicação.
Também pode ser utilizada com sucesso na indústria de informática, clínicas, centros de saúde e hospitais, empresas de produtos aquáticos e negócios de limpeza.
Roxo
A cor roxa simboliza imaginação e espiritualidade e por isso está relacionada não tanto com o presente mas com o futuro e o mundo dos sonhos e fantasias. Por esse motivo é utilizada com sucesso por artistas, pintores, escultores, poetas e em atividades que lidam com o futuro, como médiuns.
Por outro lado, o roxo dá uma sensação de riqueza, luxo e extravagância, sendo igualmente aconselhado para negócios que oferecem produtos ou serviços da mais alta qualidade, como produtos de beleza e outros artigos de luxo. O roxo tem ainda um público-alvo muito específico, os adolescentes, por isso, se o objetivo do empreendedor for atrair jovens e tem uma marca criativa e imaginativa, use-o!
Rosa
A cor rosa simboliza carinho e tem um efeito calmante. É sem dúvida adequada para os negócios próprios que visam um mercado feminino: moda, cosméticos e beleza, entre outros. O rosa no seu tom mais forte pode ser aplicado em marketing de produtos mais baratos (mas modernos) destinados a adolescentes.
Castanho
A cor castanha simboliza seriedade, natureza, segurança e sofisticação. É um tom “quente”, neutro e natural que dá a ideia de estabilidade. Pode ser usado na venda de produtos orgânicos e porque estimula o apetite refinado, pode ser aplicado em estabelecimentos gourmet desde que em tonalidades escuras que o tornem neutro como o preto.
Atualmente é uma cor usada em negócios próprios relacionados com design de interiores porque faz sobressair ambientes sofisticados e eleva a elegância e confiabilidade dos produtos e serviços. O castanho representa também comprometimento e seriedade e estimula concentração e organização.
Cinzento
A cor cinzenta simboliza conservadorismo, neutralidade e reserva. É uma cor aplicada em muitos negócios próprios diferentes, até porque a sua principal utilização é para ressaltar outras cores porque é um tom flexível e agradável. Na maior parte das vezes, permite que outras cores e elementos se destaquem em harmonia.
Assim, é usado amiúde como cor de fundo. Costuma associar-se a empresas ligadas a tecnologia, ciências, direito e finanças porque dá a ideia de poder e controle. Como é considerado um tom formal, costuma ser aplicado quando a ideia é indicar profissionalismo, responsabilidade e conhecimento. No mercado tecnológico, representa produtos inovadores e científicos.
Branco
A cor branca simboliza conservadorismo, harmonia, pureza, simplicidade e elegância. Transmite a ideia de frescura e calma. É tão neutra quanto o preto, mas é vista como uma cor pura, que ressalta luminosidade, limpeza e tranquilidade. O empreendedor deve assegurar-se, antes de usar o branco, que vai ser bem interpretado. Nesse sentido deve combinar o branco com outras cores.
O branco atraia o pensamento lógico e competência comunicativa e como tal é uma cor de sucesso em praticamente todos os mercados-alvo desde que não seja sua intenção destacar-se da concorrência porque – nesse caso – o branco, naturalmente, não é a melhor escolha. No entanto, é muito utilizado para fazer sobressair informações e elementos gráficos, gerando contraste com o conteúdo.
Preto
A cor preta simboliza força, sofisticação formalidade, elegância, mistério e curiosidade. É a mais poderosa cor neutra mas pode ser relacionada com sensações como medo por isso é necessário algum cuidado na sua utilização. É uma cor usada com sucesso em produtos e serviços para o mercado masculino, sóbrio e impessoal. Pode e deve também ser combinada com outras cores.
O preto é poderoso e sério, costuma ser aplicado em empresas gráficas e de design porque facilita a leitura e interpretação da escrita mas pela sua flexibilidade – tanto pode ser moderno como conservador, tradicional ou inovador – serve os propósitos de uma série de outros negócios próprios, desde que sejam elegantes e sofisticados.
Pode consultar aqui o artigo original.