Como Transformar a Sua Marca num Franchising

Quando se fala em franchising, verificamos que existem ainda muitos empreendedores com receio do negócio. Muitas vezes esse receio está relacionado com a falta de entendimento sobre o negócio. A verdade é que quando se fala em royalties ou em licenças muitos empreendedores fogem mesmo antes de conhecer o negócio.
É normal que os empreendedores tenham algum receio em investir no negócio de franchising se não conseguirem prever o valor do retorno ou tamanho do investimento.
Se é um empreendedor com negócio próprio e está à procura de uma oportunidade de negócio para poder expandir a sua marca, deve primeiro conseguir responder as seguintes questões:
- Que tipo de receita podia gerar a minha marca?
- Quanto vai custar começar o negócio?
- Quanto tempo vai demorar até atingir um negócio significativo?
- Quando vou ter o retorno do investimento?
Depois de conseguir responder a estas questões está pronto para lançar a sua marca no negócio do franchising. Siga estes primeiros passos e vai ver que o seu negócio próprio se vai tornar num fenómeno em cadeia.
- Identifique as principais categorias de mercado onde pode e pretende estender a sua marca;
- Dê prioridade a essas categorias na hora de escolher os potenciais consumidores, receitas e o interesse;
- Escolha dois ou três potencias franqueados para cada categoria;
- Defina para cada franqueado um conjunto de termos de licença, taxas de royalty, vendas mínimas, território, canais e prazos;
- Faça uma estimativa do total de vendas e receita projetada para cada franqueado;
- Faça recomendações com base nas suas conclusões quanto a visibilidade dos franqueados da marca, veja isso como uma estratégia de crescimento no mercado;
- Verifique os investimentos necessários para criar programas de franquias da marca;
- Resuma as conclusões e recomendações numa apresentação que pode compartilhar com todos os membros seniores da marca.