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Como se faz uma página de Facebook para empresas?

Se é empreendedor, provavelmente já ouviu falar que as redes sociais são uma das ferramentas mais baratas de marketing digital para atrair clientes, certo? Com milhões de utilizadores portugueses registados no Facebook, esta plataforma torna-se um meio privilegiado de comunicar e interagir com os clientes do seu próprio negócio.

Criar e manter uma presença do seu próprio negócio no Facebook com uma página institucional, é um passo essencial de uma estratégia de marketing digital vencedora. E tudo isto sem grande investimento associado.

Mas, para isso, é preciso saber utilizá-lo sem cometer erros! Siga os passos abaixo para criar uma página no seu próprio negócio no Facebook:

Antes de mais nada, planeie!

O primeiro passo para garantir o sucesso da página do seu negócio próprio é fazer um bom planeamento. O empreendedor deve pesquisar onde o seu público está e ir atrás dele.

Crie a página

Para começar, o empreendedor precisar estar ligado com a sua conta pessoal no Facebook. Nunca crie um perfil falso, pois a rede social exige que a conta seja de uma pessoa real, podendo apagar a página se descobrir irregularidades.

Na página de criação, o primeiro passo é definir a categoria do seu negócio próprio. As opções são:

Negócio local; Empresa, organização ou instituição; Marca ou produto; Artista, banda ou figura pública; Causa ou comunidade.

Cada um tem uma explicação e espaço para uma subcategoria em seguida. O empreendedor deve escolher com cuidado, pois essa parte não poderá ser alterada depois.

Personalize as imagens

Em seguida, será pedido que o empreendedor insira a foto de capa e do perfil, que são a montra do seu próprio negócio no Facebook. Uma dica é usar na foto do perfil o logótipo. A foto de capa pode ser uma complementação do avatar, com o mesmo fundo e informações adicionais sobre a página.

Em ambas as imagens, obedeça aos tamanhos do Facebook e procure chamar a atenção dos clientes do seu próprio negócio. Se precisar, contrate ajuda especializada, como uma agência de publicidade para criar essas imagens, que poderão ser alteradas sempre que achar necessário (em caso de uma campanha de data comemorativa, por exemplo).

Complete o perfil

Depois de inserir as imagens, o Facebook pedirá que o empreendedor preencha as informações sobre o seu próprio negócio, como endereço, site, telefone e horário de funcionamento. Mantenha esses dados sempre atualizados para que os clientes possam entrar em contato com o seu próprio negócio facilmente.

Delegue funções

Como foi o empreendedor que criou a página, será o dono dela no painel de “Funções Administrativas” (dentro de “Configurações”). Se mais pessoas forem inserir conteúdos ou responder usuários, entre nessa seção e dê-lhes acesso. As funções disponíveis são:

Administrador: o usuário que tem acesso total à página;

Editor: altera descrição, cria posts e anúncios, interage com os clientes e vê informações da página para relatórios;

Moderador: interage com o público, cria anúncios e vê dados para relatórios, mas não faz posts;

Anunciante: apenas cria anúncios e vê dados para relatórios;

Analista: apenas vê os dados para relatórios.

Crie conteúdo exclusivo

Antes de convidar as pessoas para gostarem a página, o empreendedor deve criar pelo menos cinco posts. Assim, as pessoas já vão ter uma ideia do que verão caso cliquem no botão gostar. Para criar conteúdos relevantes, o empreendedor deve seguir uma linha visual padronizada, não usar fotos sem direito autoral e escreva pouco, para não ficar entediante. Os posts devem chamar a atenção dos seguidores do seu próprio negócio, não afastar!

Promova a sua página

Para que o seu próprio negócio atinja mais gente com os seus posts, uma dica é usar os anúncios do Facebook. A própria rede social apresenta alguns casos de sucesso como referência de como criar bons conteúdos e usar os anúncios para atrair mais clientes.

Converse com seus clientes

O empreendedor não se deve esquecer que as redes sociais foram feitas para que as pessoas possam interagir. E isso vale também para as marcas! O seu próprio negócio deve utilizar o Facebook como canal para falar com o seu público, tirar suas dúvidas e ouvir as suas reclamações. Se precisar, tenha alguém dedicado a isso diariamente.

Mensure os resultados

Por fim, o empreendedor deve acompanhar o crescimento da página do seu próprio negócio na aba “Informações”. Lá, verá uma série de gráficos editáveis e baixáveis com dados sobre a página, o público e os posts. Acompanhe esses dados para adequar a estratégia do seu próprio negócio e melhorar os resultados.

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