Franchising e Oportunidades - Consultoria Franchising

UNU

Franchising Imobiliária

Urban Obras

Franchising em Obras e
Remodelações

House Shine

Franchising em Limpezas Domésticas

ALLCAN

Franchising de Coaching & Training

Guard Clean

Franchising para Técnicos em Limpeza

UNU

Franchising em Imobiliária

Branquia

Franchising de Limpeza Comercial

House Shine

Franchising em Limpezas Domésticas

Como reconverter o seu próprio negócio em franchising?

Expandir o seu próprio negócio através de um modelo de franchising é o sonho de qualquer empreendedor. Entre as principais vantagens, pode-se citar que o empreendedor tem a oportunidade de ocupar mercados até então inexplorados, com capital de terceiros e utilizando a força de trabalho de outro empreendedor, o franqueado, sem precisar operar o negócio.

Se bem estruturado o processo de expansão do seu próprio negócio avança a uma grande velocidade, faz frente à concorrência, ampliando, consequentemente, o valor da marca.

Quer saber como transformar o seu próprio negócio numa franquia? Atuar num modelo de franchising é uma opção para muitos novos empreendedores interessados em abrir um negócio de sucesso comprovado, mas também para empreendedores que têm o objetivo de levarem os seus conceitos mais longe.

E por mais que ache que tem um conceito de negócio atrativo que vários empreendedores vão querer replicar, é importante que tome algumas medidas antes de transformar a sua ideia de negócio num modelo para franchising.

  1. Estudos de viabilidade do negócio

O primeiro passo antes de pensar transformar o seu próprio negócio em franchising é a avaliação de viabilidade do seu próprio negócio. Envolve um amplo estudo técnico, realizado por uma empresa especializada em estratégia e finanças e conhecedor do sistema de franquias, que avalia a viabilidade da aplicação do sistema de franchising para expansão de um determinado negócio.

“É o momento em que o empreendedor deve fazer uma análise profunda sobre todos os aspetos que envolvem a sua marca e a sua ideia de negócio, atuais e futuros, uma vez que vai replicar esse conceito para empreendedores, além de conceder o direito de uso da marca”.

  1. Procure apoio jurídico para criar os contratos, sobretudo de um profissional com experiência no franchising.
  2. Rodeie-se de profissionais com talento para o ajudar a gerir a rede. Apostar na expansão do seu próprio negócio significa também que terá muito mais trabalho, nomeadamente com o apoio que terá que prestar aos seus franchisados;
  3. Não tenha receio de pedir ajuda. Conviver com pessoas que já passaram pela mesma experiência pode ser uma das melhores coisas que já fez pelo seu negócio de sucesso.

Outro pré-requisito para reconverter o seu próprio negócio em franchising, é a transmissão do conhecimento, que visa acelerar a aprendizagem do franqueado no desenvolvimento do negócio próprio. Ou seja, as pessoas procuram franquias porque querem um negócio de sucesso, já formatado, e esperam que o Master franqueado ensine tudo o que é necessário para que o negócio tenha renatabilidade.

Como se pode concluir, a estruturação é fundamental. Isso significa que é importante fazer antecipadamente um plano de expansão da sua ideia de negócio. No início da expansão, o franqueador também está numa fase de aprendizagem com a rede de franqueados. Quanto mais próximos estiverem, menores serão os custos de suporte e maior será a facilidade de acesso aos franqueados. Ter um plano de expansão criterioso pode ser um ponto chave para um negócio de sucesso.

O momento ideal

Não existe uma regra de quando é o momento ideal de franquear um negócio de sucesso. Irá depender da fase que o seu próprio negócio está a atravessar, as demandas dos consumidores e as necessidades de aumentar a rentabilidade e sustentabilidade no mercado.

Descubra a oportunidade que mais se adequa a si.
Fale connosco!

Peça hoje mais informações!

Nome*
Email*
Franchising de Interesse
Telefone*
Localidade*