Como produzir conteúdos para as redes sociais de forma rápida
Se é empreendedor e possui um negócio próprio, com certeza já percebeu que é crucial manter o blog e o site com conteúdo atualizado, de forma a aumentar as suas probabilidades de visitas ao site e melhorar o seu posicionamento no Google. Para isso, é preciso que o empreendedor escreva conteúdos com frequência. No entanto, isso exige tempo e dedicação, o que pode ser desanimador.
Mas há algumas formas de contornar a situação. Se conduzir esse processo de produção de conteúdos, o empreendedor poderá economizar tempo, produzindo de forma muito mais rápida e fácil.
Mas como fazê-lo?
Hoje vai descobrir algumas dicas práticas que pode colocar em prática e se, bem executadas, vão permitir-lhe ganhar tempo valioso na produção de conteúdos para as redes sociais do seu próprio negócio.
- Conheça bem o seu público-alvo
A primeira questão a que deve responder antes de produzir algo é: “Quem é o público-alvo do meu negócio próprio?”, “Para quem é o produto ou serviço que o meu negócio próprio comercializa? Se não sabe, fica difícil criar um conteúdo atraente e cativante. Quanto melhor conhecer o público-alvo do seu próprio negócio, mais facilmente escreverá post’s interessantes.
- Escreva numa linguagem simples e concisa
Os conteúdos que o seu próprio negócio publicar nas redes sociais devem ser concisos e de fácil entendimento. Textos muitos grandes torna-se aborrecidos.
Assim, a mensagem que o empreendedor deve passar é de ideias claras e diretas, que incluam apenas informações essenciais para o cliente.
Aqui, poderá contar com a ajuda de hiperlinks. Ou seja, quando existir alguma dúvida relativamente a algum termo, o empreendedor deve redirecionar o visitante para outro artigo que esclareça as dúvidas.
Com isso, a pessoa navega pelo site do seu próprio negócio sem ter necessidade de sair para ver esclarecida alguma questão que possa ter.
- O que escrever?
Se o seu negócio próprio aparece só quando pretende vender algo, aos poucos, começa a perder credibilidade para o seu público-alvo. E porquê?
Em primeiro lugar, porque a sensação que isso dá é que o seu próprio negócio está desesperado para vender. E isso tem um efeito contrário daquilo que quer passar, certo?
Além disso, ao fazer isso, o seu próprio negócio corre o risco de chegar ao cliente no momento em que ele ainda está a realizar uma pesquisa, antes de efetivamente comprar, o que causa alguma frustração. Estudos mostram que os consumidores preferem conhecer um negócio próprio através de conteúdos relevantes, em vez de ver apenas anúncios publicitários.
- Separe os seus posts
Parece óbvio, mas não é. Ao dividir as suas publicações por categorias, o empreendedor permite que os consumidores do seu próprio negócio tenham mais facilmente acesso aos conteúdos que procuram.
O empreendedor pode subdividir apenas em 2 categorias: dicas ou conselhos próprios e temas relacionados com o core business do seu próprio negócio, ou pode optar por categorizar com categorias, de acordo com o tipo de conteúdos que produzir.
- Avalie resultados
Medir o desempenho das publicações que o seu próprio negócio faz é um processo fundamental em todas as etapas de marketing digital, e a produção de conteúdos pode-se guiar por aí.
Algumas métricas importantes que o empreendedor deve analisar são: visualização, as conversões e as informações de comportamento do público-alvo do seu próprio negócio em relação a cada conteúdo publicado.
Com os resultados, o empreendedor pode concluir sobre o que, quando, como e de que forma o seu conteúdo impacta melhor a audiência do seu negócio próprio.