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Como medir o sucesso da sua empresa?

Medir o desempenho de um negócio próprio é, sem sombra de dúvidas, o caminho certo para os empreendedores que procuram otimizar os processos do seu empreendimento, permitindo, dentre outras coisas, aumentar a produtividade, evitar desperdícios, conquistar mais clientes e crescer.

Assim, todos os negócios próprios deveriam ter uma estratégia de crescimento formulada e documentada. Essa estratégia define quais os objetivos para o futuro, mas também os meios que serão utilizados e o caminho que será percorrido para alcançar esses mesmos objetivos.

Se uma empresa souber onde se encontra e onde quer chegar, é mais fácil atingir o objetivo. Do contrário, não haverá clareza e segurança quanto aos rumos desse negócio próprio, e tampouco os ajustes necessários poderão ser realizados.

Os indicadores de desempenho, também chamados de KPI, são métricas que quantificam a performance do seu próprio negócio de acordo com os seus objetivos organizacionais.

Existem diversos tipos de KPIs que fornecem uma série de informações que podem estar encaixadas em categorias. Conheça alguns:

Indicador de lucratividade

Grande parte dos empreendedores quer acompanhar faturamento do seu próprio negócio.

O cálculo do percentual de lucro sobre o faturamento ajuda a entender melhor qual o caminho que o seu negócio próprio tem seguido e quais ações podem ser tomadas para melhorar os resultados.

Se o faturamento foi positivo, mas o dinheiro não está disponível, é sinal de que existem custos elevados e que o empreendedor precisa resolver essa questão. Uma boa forma de analisar se a lucratividade do seu próprio negócio está saudável é compará-la com a lucratividade média apresentada pelo setor no mercado onde está inserido.

Taxa de sucesso em vendas

Este indicador auxilia os empreendedores a entender qual é o índice de sucesso em cada negociação realizada. Ele pode ser calculado estabelecendo a relação entre a quantidade de vendas que foram efetivamente fechadas e a quantidade total de oportunidades que foram abertas em determinado período.

Indicadores de capacidade

Os indicadores de capacidade medem a capacidade de resposta de um processo. Com isso, o empreendedor pode, por exemplo, calcular a quantidade de produtos que uma máquina sua consegue embalar durante um determinado período de tempo.

Índice de turnover

O índice de turnover pode ser calculado com base no tempo médio de permanência de cada funcionário na empresa. A fórmula clássica é: (nº de demissões + nº de admissões)/2, dividido pelo total de funcionários.

O cálculo do índice de turnover permite que o empreendedor entenda as questões internas do seu próprio negócio, na medida em que grandes taxas de turnover podem sinalizar problemas de liderança, erros de gestão, de clima organizacional e de valorização dos colaboradores.

E quando um negócio próprio enfrenta problemas internos, possivelmente eles iram-se refletir nos resultados.

Porém, é importante que não crie uma grande quantidade de KPIs, pois irá deparar-se com demasiada informação que muitas vezes não é analisada. Estes indicadores de desempenho só funcionam e só melhoram a gestão da empresa, quando estão alinhados com as estratégias e quando o empreendedor está disposto a acompanhá-los.

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