Como fazer uma seleção das oportunidades de franchising

O Franchising é uma alternativa bastante viável para criar o seu próprio negócio. Os motivos que levam vários empreendedores a optar por este modelo de negócio são muitos, e um deles é o facto de tirar proveito de uma marca que já está implementada no mercado, associando-se a experiência de um negócio próprio já instalada e de sucesso no mercado à motivação e ao capital de empreendedores em ter o seu próprio negócio, mas sem começar do zero.
O franchising é um sistema de desenvolvimento de negócios em parceria, através do qual uma empresa, concede a um empreendedor o direito de utilizar a sua marca, explorar os seus produtos e serviços bem como o respetivo modelo de gestão, mediante uma contrapartida financeira.
Porém, se é empreendedor e está a pensar criar o seu próprio negócio em franchising, com certeza já reparou que existem centenas de oportunidades de franchising distribuídas por vários setores económicos e com investimentos diversos.
Por isso, o ideal é o empreendedor aprofundar a informação que existe de forma a escolher o franchising certo para si. Nesse sentido, é essencial que se limite o leque de opções.
Mas como deve fazer essa seleção?
O empreendedor deve começar por descartar algumas opções, começando pelos sectores que lhe interessam. Depois, o empreendedor deve responder a algumas questões pessoais e financeiras.
- Qual a sua disponibilidade pessoal?
- Pretende dedicar-se ou não a tempo inteiro ao negócio?
- A sua família apoia a sua decisão e está preparada para o arranque do seu negócio, quer do ponto de vista da disponibilidade de tempo, quer do ponto de vista financeiro?
De seguida, o empreendedor deve ter em atenção que muitos dos negócios de franchising exigem a abertura de uma loja o que implica um investimento muito elevado.
Selecione as marcas para as quais tem capacidade de investimento de modo a evitar o excessivo endividamento. É aconselhável que tenha pelo menos 30% a 50% de capitais próprios para o investimento inicial, bem como algum fundo de maneio para sobreviver no primeiro ano de atividade.
Quem quer enveredar pelo franchising deve ter ciente que antes de qualquer decisão, é fundamental recolher o máximo de informação sobre o setor e as oportunidades de franchising. O empreendedor deve informar-se primeiro.
Preste muita atenção aos mais ínfimos pormenores: analise com cuidado os números apresentados pelo franchisador e leia até as letras mais pequenas da documentação que lhe é entregue. Não hesite em consultar um advogado especializado em franchising para o ajudar nas negociações e a decifrar as cláusulas negociáveis.